HUESKER anuncia mudanças na diretoria

Foto: Divulgação HUESKER

Com 21 anos de atuação no país, a HUESKER Brasil, empresa que oferece soluções para engenharia com geossintéticos, prepara-se para uma nova fase: a mudança em sua diretoria-executiva. Seu fundador, o engenheiro Flávio Montez, assumirá a partir de maio a direção da HUESKER norte-americana, que tem sede nos Estados Unidos. Em seu lugar, assume o engenheiro André Estêvão Silva, atualmente diretor de desenvolvimento de mercado e diretor comercial América do Sul da empresa.

“Os Estados Unidos são o maior mercado de geossintéticos do mundo e a HUESKER norte-americana é a principal subsidiária do grupo. Agradeço a confiança dos diretores e acionistas que me delegaram essa enorme responsabilidade”, destaca Montez, que não deixou de lembrar-se do início modesto das atividades da empresa aqui no país. “A HUESKER Brasil começou como um grande desafio. Após minha primeira ida à matriz, na Alemanha, comprei uma máquina de fax e coloquei ao lado da minha cama. Assim foi o início da empresa no Brasil”, relembra.

A história dos dois protagonistas dessa mudança se confunde com a trajetória da subsidiária sul-americana do Grupo HUESKER. O grande potencial do mercado brasileiro, que necessitava de investimentos em infraestrutura, aliado a uma engenharia de alto nível técnico capaz de absorver novas tecnologias, foram fatores decisivos para a implantação da empresa no país, em 1998.

“A HUESKER foi uma das primeiras empresas fabricantes de geogrelhas a estabelecer uma filial no Brasil. Nosso desempenho sempre foi medido, não somente pelos resultados financeiros, mas principalmente pela satisfação dos nossos clientes. Nesses 20 anos de HUESKER Brasil enfrentamos os altos e baixos da economia brasileira, introduzimos no mercado tecnologias até então desconhecidas, firmamos alianças estratégicas e trabalhamos intensamente para construir uma empresa munida do espirito de servir, da qual me despeço com um enorme sentimento de orgulho por todo o trabalho realizado e de agradecimento por tudo que aprendi com cada uma das pessoas com as quais me relacionei”, afirma Montez.

Junto com o início das atividades da HUESKER no Brasil, André Estêvão Silva, futuro Diretor-Executivo, também dava os seus primeiros passos em sua carreira profissional, toda construída na HUESKER. Ao receber o convite para esse novo desafio, seu principal sentimento foi o de confiança. “Ao ser convidado para assumir a nova posição tive a nítida e grata convicção de que o reconhecimento ao meu trabalho nos 20 anos de dedicação à HUESKER garantiu a confiança de que posso fazer um bom papel à frente da empresa”, ressalta André.

Desenvolvimento da HUESKER no Brasil

Ao longo dos anos, a HUESKER contribuiu para o crescimento da engenharia brasileira e consolidou-se como uma das principais referências em geossintéticos no Brasil e em países da América do Sul.

Entre suas obras de destaque estão a interligação Dutra-Carvalho Pinto, em São José dos Campos, primeira com aplicação de colunas Ringtrac para melhoramento de solos realizada no país; as obras de muros em solos reforçados em mineradoras nas cidades de Itabirito e Nova Lima, em Minas Gerais; a fundação dos pátios de estocagem da CSA, no Rio de Janeiro; o muro de contenção da praça de pedágio da Rodovia dos Tamoios, mais alto em solo reforçado com blocos segmentais construído no Brasil, com 25 metros de altura; e a primeira obra com geogrelhas Fortrac comercializadas pela HUESKER Brasil, ainda em 1998, no aterro estaqueado de um trecho de solo mole da Ferronorte, no Mato Grosso do Sul.

“Ao longo de 20 anos de atuação, a nossa subsidiária passou de um pequeno escritório comercial, com foco na divulgação de produtos e soluções inovadoras para problemas comuns da geotecnia, para uma das principais referências da engenharia com geossintéticos aplicada a diversos segmentos no âmbito do continente sul-americano. Esse salto enorme foi conquistado graças à confiança do Grupo HUESKER no potencial do nosso mercado e de nossa equipe. Não há dúvida de que podemos nos orgulhar do passado da empresa e, com base no legado que já foi construído, podemos projetar uma empresa ainda maior e com uma atuação significativamente mais ampla a partir de já. Estamos mirando os próximos 20 anos com muitos planos e muita convicção do que podemos realizar. Desejo ao Flávio toda a sorte nesse novo projeto e tenho grandes expectativas sobre o que ele fará por lá”, finaliza André.