Hidrofólios VForm da Voith na Forestal y Papelera Concepción: 1ª referência na América Latina

Foto: Divulgação – Voith

A Forestal y Papelera Concepción (FPC), instalada na cidade chilena de Concepción, instalou os hidrofólios VForm da Voith. Esta é a primeira referência deste tipo de equipamento na América Latina.

“A amortização do investimento do VForm foi conseguida graças às economias em amido da parte úmida da máquina”, comenta Maurício Silva, Gerente da Planta da Forestal y Papelera Concepción (FPC). “As propriedades de resistência mais elevadas do VForm permitem atingir economias de produtos químicos, e isso paga pelo investimento realizado em menos de um ano”, conclui.

Com o diferencial de serem os únicos do mercado que proporcionam uma combinação de adaptabilidade, os equipamentos VForm são hidrofólios cerâmicos ajustáveis que têm a função de melhorar a qualidade do papel e suas propriedades mecânicas, graças à maior atividade da suspensão fibrosa.

Com tecnologia importada da Alemanha, estes produtos também promovem maior drenagem, contribuindo para economizar energia e para uma possível redução na gramatura do papel, além de proporcionar significativas economias de fibra e aditivos no processo de fabricação do papel.

O sistema de controle desenvolvido na plataforma inteligente ComCore, expansível para outros controles de qualidade e aplicações da Industria 4.0, concentra todas as informações em uma única tela, tal como status do link de comunicação, informações do produto em produção, alarmes e posição dos atuadores.

Os novos atuadores LCA-600 com classe de proteção IP67 permitem que os fabricantes produzam gramaturas e tipos de papel personalizados em uma maior janela operacional.

O conhecimento e a experiência da Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, foram fundamentais para entender a necessidade do cliente e assim identificar o que era preciso para realizar este projeto.

“Estamos muito satisfeitos em trazer para a América Latina esta 1ª referência e, desta forma, mostrar todos os benefícios que o equipamento pode proporcionar aos clientes, reduzindo custos e aumentando a qualidade do papel”, explica Antonio Lemos, Presidente da Voith Paper Products & Services da América do Sul. “Além disso, em fevereiro de 2019, a Forestal y Papelera Concepción encomendou à Voith mais dois VForm. Este é mais um claro indicador da total satisfação do cliente com nosso produto e com o sucesso das primeiras unidades instaladas em sua fábrica”, comenta.

Assista à entrevista do Sr. Maurício Silva, da Forestal y Papelera Concepción (FPC), sobre os Hidrofólios VForm da Voith, clicando aqui: http://voith.com/br-pt/papermaking/vform.html#117926