Henkel passa a utilizar “Plástico Social” na embalagem de seus produtos de limpeza e lavanderia

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel foi a primeira empresa global de consumo em massa a se associar à empresa social Plastic Bank. A aliança, feita há um ano, tem como objetivo coletar resíduos plásticos antes de serem lançados ao oceano. Nos centros de coleta no Haiti, um dos países mais pobres do mundo, a população local pode entregar os resíduos plásticos recolhidos e trocá-los por dinheiro, mercadoria ou serviços. O chamado “Plástico Social” é, então, integrado novamente à cadeia de valor do plástico. Agora, pela primeira vez, a Henkel incluiu itens do “Plástico Social” em suas embalagens. 

Especialistas da área de Desenvolvimento de Packaging da unidade de negócios de Laundry & Home Care da Henkel integraram com sucesso o plástico reciclado em 25 mil embalagens para produtos de limpeza e lavanderia. “Estamos muito satisfeitos com os projetos-piloto para integrar o ‘Plástico Social’ em nossas embalagens. O material reciclado cumpriu todos os critérios de qualidade e, por isso, o produto foi incorporado com sucesso ao mercado”, afirma Vineet Varman, Gerente de Packaging para Laundry Care. “Queremos incluir ainda mais ‘Plástico Social’ em nossas embalagens de produtos no futuro”, finaliza.

Como parte da associação entre Henkel e Plastic Bank, três centros de coleta de plástico foram abertos neste ano. O plástico coletado é separado, processado e, em seguida, integrado à cadeia de valor de reciclagem como “Plástico Social” – material que foi examinado pela Plastic Bank para indicar que os catadores tenham recebido um preço acima do mercado pelo resíduo plástico. A Henkel se propôs a explorar formas de incorporar materiais reciclados em suas próprias embalagens de produtos para promover ainda mais uma economia circular.

Metas ambiciosas para embalagem sustentável

Os projetos-piloto com “Plástico Social” salientam o compromisso de longo prazo com a Sustentabilidade por parte da Henkel. Recentemente, a companhia introduziu a iniciativa a sua nova estratégia de packaging. Juntamente com seus parceiros na cadeia de valor, a Henkel deseja promover o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, a empresa estabeleceu iniciativas específicas para as três fases principais de uma cadeia de valor circular: materiais provenientes de fontes renováveis, design de embalagem inteligente e fechar o círculo. Além disso, a Henkel estabeleceu metas ambiciosas: até 2025, 100% das embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Até lá, a Henkel pretende usar 35% de plástico reciclado para seus bens de consumo na Europa.