Henkel inova embalagens para alimentos com mais segurança ao consumidor

potatoChips_Henkel075_v2_2100_120dpiA Henkel, preocupada com a segurança alimentar, desenvolveu a tecnologia de adesivo de selagem a frio que substitui o látex natural pelo sintético, eliminando assim, o risco aos alérgicos. Neste cenário entra o LOCTITE LIOFOL CS 9300-21, tecnologia da empresa, utilizada em embalagens flexíveis de alimentos, farmacêuticas e hospitalar, comuns em biscoitos, chocolates, sorvetes etc. Esta solução da Henkel garante a seus clientes alta performance de vedação sem risco à saúde dos consumidores.

 A solução vai ao encontro da Resolução – RDC n°26, de 02 de julho de 2015 publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. De acordo com a nova resolução, os rótulos de alimentos e bebidas (ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial e os destinados aos serviços de alimentação) devem informar se há presença ou possibilidade de contaminação cruzada de materiais ou ingredientes alergênicos, como trigo, soja, leite e também látex natural, um dos componentes utilizados em adesivos de embalagens. Resolução prevê um prazo de 12 meses para as empresas promoverem as adequações necessárias na rotulagem de alimentos.

“A Henkel sempre se preocupou com a segurança alimentar e a indústria de alimentos e bebidas está seguindo essa premissa, buscando substituir o látex natural em toda sua cadeia de produção, para evitar riscos para os alérgicos. Além disso, com a nova resolução, a informação “pode conter látex natural” no rótulo de um alimento pode gerar um mal entendido entre os consumidores e impactar a comunicação sobre o produto”, explica Guilherme Fernandes, P&D da área de Adesivos Industriais da Henkel

O LOCTITE LIOFOL CS 9300-21 não possui látex natural e os clientes que utilizam o adesivo na composição das embalagens já possuem o padrão estabelecido pela Anvisa de segurança alimentar. Além disso, o adesivo de selagem possui alta aderência e capacidade de vedação, baixa tendência de bloqueio, alta estabilidade mecânica e excelente capacidade de impressão e limpeza.

Foto: Divulgação Henkel