Grupo Tigre aprimora indicadores operacionais com solução da SAP

Foto: Divulgação / SAP

O Grupo Tigre, líder em soluções para construção civil e cuidados com a água, mira em mais competitividade com uma cadeia de produção e distribuição responsiva e otimizada. Nessa jornada de transformação, iniciada em 2016, o aliado da Tigre é o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP). A meta, até 2021, é aumentar a rentabilidade a partir da gestão da cadeia de suprimentos em tempo real com as soluções de planejamento integrado SAP IBP S&OP (Sales for Operation Planning).

O diretor da área de Supply Chain do Grupo Tigre, Cleber Genero, afirmou que a adoção do SAP IBP vem aprimorando a tomada de decisão. Segundo ele, a empresa aumentou a eficiência, com redução de 30% dos estoques, além de ter abreviado ciclos de pedidos e entregas. “A palavra-chave é flexibilidade. Tem de ser flexível para mapear riscos e demandas e dar respostas rápidas”, enfatizou.

De acordo com Genero, o início da jornada da transformação digital está baseado no conhecimento dos processos. Para o diretor, é preciso ter uma visão holística para efetuar a transformação da cadeia de valor. “Primeiro é necessário entender como funcionam os processos, o que está sendo feito internamente, para depois escolher a tecnologia mais adequada. É preciso identificar as lacunas dos processos, tratar demandas e ter uma melhor previsibilidade. Entendemos que o projeto é da empresa e não de uma área”, explicou.

Entre os planos, está o uso de machine learning para estimar volumes de produção e auxiliar no processo de tomada de decisão. Segundo Genero, com o SAP IBP, é possível aumentar a previsibilidade, com simulações de vendas, colocando em prática o planejamento integrado de vendas e operações, combinado à gestão de atendimento.

Genero disse que o foco é ampliar a capacidade de planejar ações de mercado com muito mais precisão. “Queremos atuar com mais previsibilidade, com capacidade de aumentar a resposta em curto prazo, equilibrando margem, receita e volume”, detalhou.

A solução de planejamento da SAP combina recursos de vendas e operações, demanda, planejamento de suprimentos e otimização de estoque, facilitando assim o gerenciamento das atividades produtivas das empresas, sob medida às demandas dos negócios. “O projeto com a Tigre resume bem os benefícios da plataforma, pela flexibilidade que oferece para mapear os processos e dar condições para a tomada de decisão pelas diversas áreas da empresa, resultando em uma maior eficiencia no atendimento de seus clientes”, explica Eliseo Bouzan, vice-presidente para soluções de Digital Supply Chain da SAP Brasil.