Green&Light e BASF desenvolvem assoalho de porta-malas com tecnologia honeycomb e Elastoskin

Foto: BASF

A Green&Light Automotive Components, empresa inovadora baseada na China, apresentou uma  superfície fácil de limpar para assoalhos de porta-malas de automóveis. Usando a tecnologia honeycomb, colmeia à base de papel e poliuretano, a superfície do assoalho do porta-malas é revestida em Elastoskin, uma película de poliuretano da BASF. Comparado com as superfícies convencionais de TNT (tecido não tecido), este produto recém-desenvolvido é mais fácil de limpar, oferece grande liberdade no processo de design e possui excelentes propriedades, como resistência ao desgaste e redução de emissões.

Espuma de poliuretano permite redução de peso

A estrutura em honeycomb é utilizada em proteção de porta-malas, forros de teto e racks. Uma colmeia de papel envolta por duas esteiras de fibra de vidro é emulsionada e prensada com a espuma semi-rígida de poliuretano Elastoflex E, levando à redução de 20 a 30% no peso do componente, mantendo a mesma resistência e rigidez.

Em um projeto global com a Green&Light, uma película de Elastoskin foi aplicada pela primeira vez no lado B do assoalho do porta-malas. A película de poliuretano permite que a sujeira possa ser facilmente removida, mantendo o porta-malas limpo. O TNT precisa ser colado no assoalho do porta-malas em uma etapa de produção adicional, ao passo que o Elastoskin é aplicado diretamente. Essa tecnologia abre novas possibilidades no design e na concepção do assoalho do porta-malas, mantendo as excelentes propriedades mecânicas e também reduzindo as emissões e odor. O Elastoskin é agradável ao toque, facilmente liberado do molde, altamente resistente ao desgaste e apresenta contornos reproduzíveis.

Uma história de sucesso global

“Por muitos anos, a BASF apoia a tendência de redução de peso na indústria automotiva com sua tecnologia honeycomb. Este processo de desenvolvimento simboliza a abordagem global da BASF, e essa solução inovadora de material resulta em novas possibilidades para os componentes no interior dos automóveis”, afirma Andy Postlethwaite, Vice-Presidente Sênior de Materiais de Performance da região Ásia-Pacífico. “Nossa parceria com a Green&Light demonstra o quanto apoiamos nossos clientes através do profundo conhecimento de novos desenvolvimentos. Poderemos ter mais inovações com o foco no valor agregado global.”

Os testes laboratoriais iniciais foram concluídos no site da BASF em Lemförde, Alemanha. Os componentes de honeycomb com Elastoskin são produzidos pela Green & Light Automotive Components em sua fábrica situada em Suzhou, China. Os componentes acabados são então enviados para os fabricantes de automóveis e fornecedores em todo o mundo.