Gerdau vende usinas produtoras de vergalhão nos EUA

vergalhao aco gerdauA Gerdau e a Commercial Metals firmaram um acordo definitivo de venda de algumas das usinas produtoras de vergalhão da Gerdau, assim como unidades de corte e dobra de aço e centros de distribuição nos Estados Unidos para a Commercial Metals Company (CMC) por US$ 600 milhões. A transação está sujeita à autorização dos órgãos reguladores e às condições habituais de fechamento, o qual deverá ocorrer antes do final do ano de 2018.

O acordo inclui as usinas de Jacksonville (Florida), Knoxville (Tennessee), Rancho Cucamonga (California) e Sayreville (New Jersey), com uma capacidade de produção combinada de 2,5 milhões de toneladas curtas por ano, além de unidades de beneficiamento de vergalhões e distribuição nos Estados Unidos.  

De acordo com André Gerdau Johannpeter, Vice-presidente Executivo do Conselho de Administração, “a decisão de vender unidades produtoras de vergalhão nos Estados Unidos é parte de nosso processo de transformação global, buscando nos tornar mais rentáveis no mercado norte-americano, que é extremamente competitivo. Essa transação representa um marco em nossa estratégia para reduzir o endividamento da empresa e focar em oportunidades com maior retorno nos mercados em que operamos”.

“A operação permitirá o nosso crescimento acelerado em segmentos atrativos na América do Norte, um de nossos principais mercados. Junto com nossa operação de aços especiais nos Estados Unidos, seguiremos bem posicionados para servir e criar valor aos nossos clientes nos mercados da construção não-residencial, de equipamentos industriais, de transporte e de energia”, afirma Peter Campo, Presidente da Operação de Aços Longos na América do Norte.

Foto: Divulgação Gerdau