Fraunhofer ICT participa de evento para discutir energia sustentável

Tanques eletrolíticos do Centro de Aplicação de Armazenamento de Energia do Franunhofer ICT – Foto: Divulgação/Fraunhofer ICT

No próximo dia 01.04.2019 o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química ICT irá participar do workshop Sistemas de Energias Sustentáveis – O Caminho para a Eficiência e Sustentabilidade. O evento é organizado pelo Fraunhofer Liaison Office Brazil, nas dependências da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488 – 3. andar) e ocorrerá das 08h00 às 13h00. Representando o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química ICT o evento terá a participação da pesquisadora Dra. Ana Claudia Nioac de Salles, do departamento de engenharia ambiental.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o Brasil registrou, no ano de 2018, 88% de fontes renováveis na produção de energia. Contudo, há no modelo energético brasileiro um forte potencial de expansão diferencial nesta linha, que resulta em inúmeras oportunidades de investimento de longo prazo. Para seguir neste desenvolvimento, é importante entender quais são as soluções tecnológicas que apontam para um caminho de sustentabilidade, fazendo com que o país siga como um dos que mais produz energia limpa, alcançando assim maiores índices de eficiência energética. Nesse sentido, o objetivo do evento é reunir empresas fornecedoras de soluções e armazenamento de energia (como baterias), universidades e institutos de pesquisa (do Brasil e Alemanha), órgãos governamentais e de fomento, associações e entidades industriais a fim de discutir algumas das questões que envolvem o tema.

O Fraunhofer ICT conduz trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tanto para uso direto da indústria, quanto para benefício da sociedade. As competências básicas são tecnologias químicas para materiais, sistemas energéticos, engenharia ambiental, engenharia de polímeros e a eletroquímica aplicada. Parte de sua missão é o desenvolvimento de novos materiais e produtos, processos químicos e de polímeros, monitoramento de processos, síntese e caracterização e análise de ciclo de vida para avaliar o impacto ambiental, desde a matéria prima até o produto final. Em sua palestra, a Dra. Salles irá abordar o tema sustentabilidade, bem como, mostrar alguns projetos ligados ao setor realizados pelo instituto Fraunhofer ICT.

Além da palestra do Fraunhofer ICT, o evento também contará com a participação de representantes da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); SENAI ISI / PR em Eletroquímica, Solar Tech Inenergy (STI); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG); EMBRAPII e da empresa Eletrocell. O evento é gratuito e as palestras serão realizadas em português.

As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas por e-mail e sujeitas a confirmação.

SERVIÇO:

Workshop Sistemas de Energias Sustentáveis – O Caminho para a Eficiência e Sustentabilidade
Data: 01/04/2019 das 8h às 13h
Local: Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488 – 3. andar)

Para mais informações, programação e inscrições: info@fraunhofer.org.br