Feiras na Alemanha são plataforma de internacionalização

Foto: Divulgação / InnoTrans.

As feiras alemãs representam um poderoso canal para negociação de produtos e serviços e se consolidaram no cenário internacional como uma das principais plataformas para fomentar o comércio e a internacionalização de empresas. Elas oferecem a oportunidade de obter uma visão global dos mercados e conhecer as tendências e últimas evoluções tecnológicas de setores específicos.

Esses ambientes agregam à maioria dos instrumentos de marketing: servem para estabelecer e manter relacionamentos com os clientes, procurar parceiros e funcionários e posicionar uma marca. As feiras oferecem ainda a possibilidade de testar no mercado novos produtos e também de preparar e implementar negócios.

Expor em feiras de negócios alemãs possibilita o acesso a contatos de alta qualidade – 60% dos visitantes das feiras são tomadores de decisão relacionados à compra. Por conta disso, participar como expositor em uma feira de negócios pode ser uma estratégia valiosa, especialmente para empresas pequenas e recém-fundadas, que geralmente não têm dinheiro para gerar grandes campanhas de marketing e precisam estabelecer novos relacionamentos no mercado. Não é à toa que essas organizações são as que mais tomam conta desse espaço: mais da metade de todas as empresas expositoras são compostas por equipes de menos de 50 funcionários.

Graças ao seu amplo leque de feiras, essa indústria alemã torna mais fácil a conquista dos grupos-alvo das empresas expositoras. Existe uma feira para quase todos os setores, desde impressão 3D a máquinas de construção, desde alimentos ou artesanato a jogos eletrônicos. Por volta de 170 feiras de importância internacional ou nacional são realizadas na Alemanha todos os anos.

Contudo, seu apelo não se restringe àqueles que querem fazer negócios com empresas alemãs. Mais da metade dos expositores são estrangeiros e um terço deles vêm de fora da Europa.

O caráter internacional que as feiras alemãs têm não é o único fator que chama a atenção de expositores e visitantes ao redor do mundo. Há também pelo menos outros seis fatores:

  1. As feiras alemãs são organizadas por profissionais: Os organizadores das feiras têm uma vasta experiência na realização de eventos internacionais e empregam especialistas altamente especializados e com experiência internacional para todos os aspectos do negócio da feira, seja marketing, vendas, serviços ou tecnologia.
  2. Os organizadores operam o marketing global de expositores e visitantes: As grandes empresas de feiras possuem as redes mais densas do mundo de representações estrangeiras, que informam expositores e visitantes em seus respectivos países de origem. Em todo o mundo, existem mais de 500 pontos de informações para contatar os organizadores das feiras alemãs.
  3. Expositores, visitantes e organizadores cooperam a longo prazo: Um fator de sucesso particularmente importante da indústria alemã de feiras é a intensa cooperação entre todas as partes envolvidas, por exemplo, em conselhos consultivos especiais para feiras. Isso garante conceitos bem-sucedidos e orientados para o mercado a longo prazo e datas ideais para acontecimento dos eventos.
  4. Os serviços disponibilizados nas feiras na Alemanha são líderes internacionais: As feiras alemãs estão constantemente buscando estender sua gama de serviços. Eles oferecem suporte para a construção de estandes, para contratação de uma equipe adicional de poliglotas, serviços de reservas de viagens ou serviços de imprensa e marketing.
  5. A qualidade e infraestrutura dos centros de exposições estão no topo dos rankings internacionais: A boa infraestrutura de transporte reconhecida na Alemanha é um pré-requisito importante para chegadas e partidas rápidas e baratas.
  6. As feiras têm uma excelente relação custo-benefício: Em comparação internacional, as feiras alemãs têm um nível moderado de aluguel de estandes, com alta qualidade e quantidade de visitantes.

A Câmara Brasil-Alemanha, como representante oficial da Messe Berlin GmbH e da Deutsche Messe AG no Brasil, disponibiliza ingressos com desconto e oferece todo apoio necessário para a participação como expositor nas feiras alemãs.

Para mais informações entre em contato por meio do e-mail comex@ahkbrasil.com ou telefone (11) 5187-5108.  Confira a lista completa das feiras representadas aqui!