Fabricação de papel pronta para o futuro com DuoShake DG

Foto: Divulgação – Voith

Com o novo DuoShake DG (iniciais em inglês para Geração Digital), a Voith está dando o próximo passo em sua jornada rumo ao Papermaking 4.0. As funções de controle e automação da unidade sacudidora otimizam a orientação das fibras na formação da folha, e foram aprimoradas para preparar o sistema para a fabricação de papel do futuro. Os novos recursos melhoram significativamente a confiabilidade do processo e a disponibilidade da máquina.

Disponível no mercado há mais de 20 anos, o Voith DuoShake se mostrou um componente indispensável para ajudar os fabricantes de papel a melhorar a qualidade do papel e a eficiência de seus processos de fabricação. O sistema otimiza a orientação das fibras ao sacudir o rolo cabeceira em alta frequência, promovendo uma melhor formação de folha e boas propriedades de resistência à tração para todos os tipos de papel. Graças a essa melhoria do produto, os fabricantes de papel agora poderão se beneficiar de diversos novos recursos operacionais fáceis de usar, além de funções inteligentes de automação.

Monitoramento de dados em tempo real

Os parâmetros operacionais importantes agora poderão ser acessados em campo utilizando um painel de operação fixo ou dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. O software baseado na web utilizado pelo sistema foi especificamente desenvolvido pela Voith. Para garantir a máxima transparência, uma interface de controle apresenta os parâmetros mais importantes em tempo real aos usuários, como disponibilidade, precisão do curso e frequência do acionamento.

Moderna apresentação de dados

A apresentação dos parâmetros é moderna e bem organizada, e os controles sensíveis ao toque são muito intuitivos. Parâmetros importantes como pressão hidrostática e temperatura do ar, do óleo e do motor, por exemplo, são apresentados como um sistema de semáforos de rápida visualização. Um sistema de notificação personalizável garante rapidez nos tempos de resposta dos avisos enviados aos operadores, quando necessário.

Monitoramento remoto por dispositivos móveis

O monitoramento remoto conveniente permite visualizar todos os parâmetros operacionais e outros dados da máquina utilizando dispositivos móveis (Android, iOS) – em qualquer momento ou lugar. Permissões de acesso podem ser definidas individualmente para cada usuário.

Função otimizada para serviços de manutenção

O DuoShake DG registra os tempos reais de operação. A disponibilidade de dados em tempo real sobre intervalos de manutenção e a vida útil dos componentes mais importantes da máquina (como motor e acoplamento) simplificam o processo de planejamento da manutenção, além de garantir sua confiabilidade. A condição operacional real pode ser consultada a qualquer momento. Em caso de necessidade de manutenção, a parada pode ser planejada e programada da forma mais eficiente possível.

Análise de tendências e conexão à nuvem

O DuoShake DG possui uma inovadora função de análise de tendências para a identificação e avaliação de falhas. Em caso de operação com defeito, uma avaliação instantânea permite intervir de maneira imediata. A análise de contexto projetada para períodos mais longos também possibilita a otimização sistemática de processos. 

Um serviço opcional da Voith permite utilizar uma interface para conectar o DuoShake DG à plataforma digital Voith OnCumulus – um hub de dados escalável, flexível e expansível para a Internet Industrial das Coisas (IIoT). A transmissão de dados e de tendências para a Voith – incluindo a análise e o ajuste de parâmetros operacionais por especialistas da Voith –, também garantem maior disponibilidade, aumentando a eficiência de toda a máquina de papel.

Para mais informações sobre o DuoShake DG, visite o site da Voith:

www.voith.com/duoshake