Executivos globais estão otimistas

executivo otimistaO mercado global de médias empresas (middle market), formado por companhias com faturamento anual de US$ 1 milhão a US$ 3 bilhões, não mostra sinais de desaceleração diante das incertezas geopolíticas. Pouco mais de um terço (34%) destas companhias planejam crescer entre 6% e 10% neste ano, em um ritmo bem superior – até 7% acima do esperado – que a mais recente projeção do Banco Mundial, que apontava alta de 2,7% do PIB do setor.

O estudo inédito EY Growth Barometer, que ouviu 2.340 executivos de médias empresas de 30 países, revela que este cenário positivo se dá mesmo com as tensões geopolíticas que se observam hoje no mundo, tais como: o Brexit, o populismo crescente em alguns países, os desafios impostos pela digitalização como o aumento da automação e do uso da inteligência artificial e a escassez de talentos com alta qualificação. A grande maioria dos entrevistados (89%) enxergam neste cenário atual de incerteza um terreno com oportunidades de crescimento.

Tecnologia e capital humano no topo das prioridades

Os executivos identificaram a tecnologia e o capital humano como os dois maiores desafios atuais, mas também como sendo as ferramentas para superar desafios e permanecer ágeis. Em um ranking de fatores críticos para atender aos anseios de crescimento, as pessoas (23%) são citadas como a maior prioridade das empresas, à frente de aprimoramento das operações (21%), eliminação da burocracia (12%) e acordos vantajosos (8%). Um dado impactante indica que 93% dos executivos veem a tecnologia como um meio de atrair os talentos de que precisam. Novos avanços em inteligência artificial estão melhorando os processos de recrutamento e seleção, ajudando startups inovadoras a encontrar talentos especializados.

“Líderes de middle market estão usando a tecnologia para atrair e reter talentos, acelerar o crescimento, melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade. A incerteza tornou-se o novo normal. Enquanto os riscos geopolíticos e barreiras comerciais são fatores de influência, as médias empresas estão seguindo adiante com planos de contratação”, diz Kimmitt.

Empreendedores de alto crescimento estão ainda mais otimistas

Como parte do EY Global Barometer, a pesquisa também ouviu 220 premiados do programa Empreendedor do Ano da EY. Líderes que compõem esse grupo estão planejando taxas de expansão significativamente mais altas do que os líderes de middle market em geral. Quase um a cada quatro respondentes (22%) vislumbra crescer acima de 26% neste ano. Além disso, quase dois terços (61%) planejam ampliar o time de profissionais com dedicação integral, enquanto 9% esperam ampliar o uso de colaboradores temporários ou da “gig economy”.

“As médias empresas são os motores do crescimento global, representando quase 99% de todas as companhias e contribuindo com aproximadamente 45% do PIB mundial. Mas os empreendedores de alto crescimento não são só mais ambiciosos em estabelecer metas de crescimento. Eles também têm prioridades diferentes de outros líderes e negócios de middle market”, afirma Kimmitt. “Empreendedores de alto crescimento não são perturbados por choques sísmicos como o Brexit e outros transtornos geopolíticos. Eles estão desenvolvendo estratégias ágeis e flexíveis para trabalhar a incerteza como o novo normal”, conclui.

 

Foto: Shutterstock