Evonik projeta nova sílica sintética que proporciona maior durabilidade ao polimento

Foto: Divulgação Evonik

No setor de tintas e revestimentos, a sílica precipitada é amplamente conhecida como um agente de fosqueamento superior. Suas características funcionais, no entanto, acabam sendo determinadas por muitos fatores como tamanho, distribuição de tamanho ou morfologia da partícula, dentre outros. Em outras palavras: controlar esses aspectos significa otimizar as propriedades e as vantagens da sílica precipitada.

A linha de negócios Coating Additives da Evonik agora lança sua tecnologia de sílica via úmida SPHERILEX. O processo permite a fabricação de um material com morfologia de partícula esférica exclusiva, que confere aos revestimentos benefícios totalmente novos. Variações nas condições do processo de reação úmido permitem controlar muitos aspectos do produto final, como pH, área superficial, volume de poros e outros efeitos estruturais ou morfológicos. 

Como resultado dessa tecnologia, a Evonik lança três novos produtos para tintas e revestimentos: SPHERILEX DP-0111, SPHERILEX DP-0112 e SPHERILEX DP-0115.

Nas modernas tintas arquitetônicas, a resistência ao polimento (ou burnishing) e à abrasão úmida são desafios consideráveis na formulação e importantes fatores de diferenciação. As opções de carga ou formulação existentes até aqui, pouco ajudavam os formuladores na superação do desafio de diferenciar os seus produtos.

Esses atributos de desempenho dependem diretamente da morfologia da partícula das cargas e do perfil superficial resultante do filme. Recentes avanços de processo na Evonik produziram uma nova classe de sílica sintética com:

  • exclusiva morfologia de partícula esférica, 
  • estreita distribuição de tamanho de partícula e
  • área superficial e porosidade bastante baixas.

Além disso, questões regulatórias e outros desafios resultaram em um leque decrescente de materiais disponíveis para realizar as formulações. Os solventes, por exemplo, que distanciam as moléculas de polímeros, fazendo com que fluam mais livremente para envolver e umidificar as partículas do pigmento em um revestimento, melhorando, assim, a capacidade de binder da resina. À medida que a disponibilidade desses solventes diminui no mercado, em virtude das exigências para redução de VOCs, os formuladores precisam encontrar novas maneiras de minimizar a demanda de resinas nos sólidos em suas formulações.

A nova tecnologia SPHERILEX enfrenta esses desafios das formulações de tintas e oferece uma nova linha de sílicas funcionais e silicatos com perfis de desempenho inigualáveis, ajudando os formuladores a proporcionar um novo valor na tecnologia da sílica sintética.