Evonik mantém expectativa, apesar do desaquecimento da economia

Foto: Divulgação / Evonik.

A Evonik mantém suas perspectivas para o ano de 2019 apesar do quadro econômico cada vez mais sombrio. A empresa prevê que as vendas e o EBITDA ajustado das operações contínuas se mantenham, no mínimo, estáveis na comparação com o ano anterior. Em 2018, a Evonik gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um EBITDA ajustado de 2,15 bilhões de euros – não incluindo o desinvestimento do negócio de Metacrilatos.

No segundo trimestre deste ano, as vendas recuaram 3% para 3,31 bilhões de euros em comparação ao mesmo período do exercício anterior. Enquanto os volumes de venda diminuíram em função da economia mais fraca, a Evonik basicamente conseguiu manter os preços estáveis. O EBITDA ajustado caiu 8% para 566 milhões de euros no trimestre. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019, todos os três segmentos químicos aumentaram as suas receitas. Para o segundo semestre do ano, a Evonik espera um desenvolvimento sólido contínuo.

“Estamos dentro do previsto e confirmamos as nossas previsões”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik. “O esfriamento do comércio mundial e o crescente enfraquecimento nas principais indústrias não está facilitando em nada. Ainda assim, estamos confiantes em relação ao restante do ano”.

No primeiro semestre, o fluxo de caixa livre atingiu 95 milhões de euros. Esse valor é mais que o dobro do registrado no primeiro semestre de 2018 (46 milhões de euros). A Evonik se mantém no curso quando se trata de cumprir a sua meta de um fluxo de caixa livre e significativamente mais alto para o ano inteiro. 

“Do ponto de vista estratégico, avançamos um grande passo com o foco do nosso portfólio em especialidades químicas”, disse Kullmann. “Investimos em áreas que apresentam perspectivas de crescimento estáveis e atraentes e desinvestimos em negócios cíclicos sempre que necessário. Com isso, a Evonik fica menos exposta a ciclos econômicos”.

Além da venda do negócio de Metacrilatos para a Advent International, a empresa atingiu outro marco.  Em 10 de julho, a Veramaris, joint venture entre a Evonik e a holandesa DSM, inaugurou oficialmente a sua unidade de produção dos ácidos graxos ômega-3, necessários à piscicultura saudável do salmão. O projeto, que contribui para uma nutrição animal sustentável no longo prazo e ajuda a preservar a biodiversidade marinha, deve fazer uma contribuição tangível para as receitas da Evonik a partir do próximo ano.