Evonik intensifica pesquisa com microbioma em busca de novas matérias-primas cosméticas

Foto : Divulgação / Evonik.

A pele humana abriga uma grande diversidade de micro-organismos como bactérias, fungos e vírus, coletivamente conhecidos como microbioma da pele. Sua composição é tão individual quanto uma impressão digital e depende de uma variedade de fatores. A nova parceria entre a Evonik e o Center for Microbiome Innovation da Universidade da Califórnia San Diego tem como finalidade adquirir novos conhecimentos sobre a complexa composição dessas comunidades microbianas na pele. O objetivo do acordo de três anos e de projetos de pesquisa futuros é a melhoria das matérias-primas cosméticas existentes e o desenvolvimento de novos materiais com vista à promoção de um microbioma cutâneo mais saudável. 

A cooperação com o Center for Microbiome Innovation concederá um novo estímulo aos cientistas da Evonik com respeito à plataforma tecnológica Care Biotics, na qual a empresa promove o desenvolvimento de produtos microbióticos comerciais. “A parceria com o renovado CMI nos permitirá um maior aprofundamento no fascinante campo do microbioma da pele e, dessa maneira, poderemos concretizar o vasto potencial dessa plataforma tecnológica para desenvolver e comercializar outras soluções em produtos”, diz Dr. Tammo Boinowitz, responsável pela linha de negócios Care Solutions da Evonik. 

“Embora a pesquisa em torno do microbioma cutâneo ainda esteja em seus primórdios, ela é interessante não só do ponto de vista científico, mas também para os consumidores”, explica Dr. Peter Lersch, responsável pela área de crescimento em inovação “Cosmetic Solutions” na Evonik. “O microbioma sustenta a barreira cutânea epidérmica e também atua no processo de envelhecimento da pele. Por esse motivo, o desenvolvimento de produtos cosméticos “amigáveis” ao microbioma é uma área de aplicação altamente promissora. Jan Wolter, responsável pela unidade Sustainable Business na Creavis, a unidade de P&D estratégica da Evonik, acrescenta, “para poder encontrar um ingrediente cosmético eficaz, é fundamental conhecer em profundidade o papel dos micro-organismos individuais.

Em cooperação com a equipe do CMI, a Evonik também pretende explorar sistemas modelos do microbioma cutâneo. Essas investigações devem acelerar em grande medida a caracterização sistemática de matérias-primas novas e já existentes.

O Center for Microbiome Innovation promete inspirar, nutrir e sustentar a vibrante colaboração entre os especialistas em microbioma da UC San Diego e a indústria. O CMI dispõe de ampla expertise na área de amostragem do microbioma, amplo leque de tecnologias (metagenômica, metabolômica, metatranscriptômica) e análise de dados mediante o uso de algoritmos de alto desempenho, aprendizado de máquina e modelagem. O objetivo último é ampliar os conhecimentos do impacto do microbioma sobre a saúde humana e o meio ambiente com vista ao fornecimento de soluções e tratamentos inovadores para doenças graves, além de aumentar o bem-estar. 

“Estamos muito satisfeitos por termos um parceiro como a Evonik. A pesquisa acadêmica de primeira linha do CMI aliada à troca científica com os times de especialistas da Evonik resultará em descobertas conjuntas fascinantes”, disse Prof. Rob Knight, diretor do CMI. “Nossa colaboração avança a passos largos e os primeiros projetos conjuntos devem ser iniciados ainda antes do final do ano”, acrescentou.