Evonik desenvolve sistemas de materiais para a produção de peças plásticas por impressão 3D

Foto: Divulgação / Evonik

A Creavis, unidade estratégica de inovação da empresa de especialidades químicas Evonik, e a Voxeljet AG, empresa sediada em Friedberg (Bavária), Alemanha, firmaram acordo de colaboração para desenvolver sistemas de materiais para a próxima geração do método de jateamento de resina na impressão 3D.

Tal processo envolve a aplicação de um pó em camadas e a sua união por meio de agente aglutinante que é impresso com precisão por um cabeçote de jato de tinta de acordo com a peça que está sendo produzida. Graças ao uso de tecnologia jato de tinta rápida em larga escala e à impressão em temperatura ambiente, esse método é, atualmente, o mais produtivo e mais escalável na impressão 3D. 

O método vem sendo usado com grande sucesso há vários anos na produção de moldes, por exemplo na impressão de moldes e núcleos por fundição de areia. No entanto, os sistemas de materiais anteriormente disponíveis para a produção de peças finais industriais em sua maioria não são apropriados do ponto de vista de suas propriedades mecânicas. 

“A Voxeljet é uma das principais fabricantes de impressoras de alta velocidade em larga escala para a fabricação de moldes”, disse o Prof. Stefan Buchholz, diretor executivo da Evonik Creavis GmbH. “Nós estabelecemos a meta de trabalhar com a Voxeljet para desenvolver novos sistemas de resinas em pó que permitirão, pela primeira vez, o uso desse método na fabricação de peças poliméricas para aplicação industrial”.

Os vários anos de experiência da Evonik com pós poliméricos para variadas tecnologias de impressão 3D e resinas perfeitamente ajustadas ao método formam a base para o desenvolvimento desses inovadores sistemas de materiais.  

“Na Evonik nós encontramos um parceiro de colaboração extraordinário que nos abastecerá com sistemas de materiais customizados para a nossa eficiente tecnologia de impressão.  Com essa colaboração de pesquisa, nós pretendemos cumprir a nossa aspiração de ingressar na fabricação aditiva segura e robusta de peças finais poliméricas estáveis na produção em série”, disse Dr. Ingo Ederer, CEO da Voxeljet. <0}

O trabalho de desenvolvimento em sistemas de resinas em pó integra o campo de crescimento em inovação de Manufatura Aditiva da Evonik, no qual o grupo concentra a sua expertise em impressão 3D. “Nosso foco estratégico se concentra no desenvolvimento e na fabricação de materiais de alta performance “prontos para uso” nos principais setores tecnológicos”, disse Thomas Große-Puppendahl, responsável por essa área de crescimento em inovação na Evonik.  “A nossa estreita colaboração com os clientes e parceiros é o que nos permite continuar avançando em termos de inovação”.