Evonik desenvolve dois novos pós de copoliésteres para tecnologias de impressão 3D

Foto: Divulgação / Evonik.

A Evonik desenvolveu dois novos pós de copoliéster em resposta à crescente demanda da indústria de impressão 3D.  Resultantes da aquisição da tecnologia da Structured Polymers, esses materiais inovadores, de alta performance, completam o portfólio existente de formulações em pó à base de poliamida. Os clientes agora dispõem de um leque ainda maior de produtos que compreende desde matérias retardantes a chamas a materiais elásticos prontos para uso. 

Duros e ao mesmo tempo flexíveis

Os novos pós de copoliéster são altamente elásticos e flexíveis apresentam excelente recuperação. Disponíveis em branco e preto, dependendo da aplicação, são adequados para utilização em tecnologias de impressão 3D em pó convencionais, como a sinterização seletiva a laser (SLS). Em temperaturas de processamento, as características de fluidez das novas formulações em pó também impressionam na medida em que permitem aos fabricantes fazer uso otimizado da altura plena do leito de pó durante o processo de impressão em 3D. 

Na comparação com outros materiais flexíveis para SLS disponíveis no mercado, os novos copoliésteres prontos para uso da Evonik continuam robustos e flexíveis após a impressão, sem prejuízo para a qualidade da superfície. 

Material em pó em preto e branco

As peças em 3D são comumente produzidas em branco e depois tingidas, de acordo com a aplicação. Além do branco, os novos copoliésteres da Evonik agora estão disponíveis também em forma de pó preto, permitindo que as peças sejam impressas diretamente nessa cor. 

As aplicações para a nova linha de materiais da Evonik variam de artigos esportivos, como protetores individuais para atletas de alto desempenho, a componentes técnicos sofisticados e objetos de design funcionais.

Os novos materiais em pó estão com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2020.