Evonik apresentará portfólio de polímeros de alta performance na Feira K 2019

Foto: Divulgação / Evonik.

A Evonik Industries, uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo, participará da Feira K 2019 que será realizada em Düsseldorf, Alemanha, de 16 a 23 de outubro. A empresa apresentará seu portfólio de polímeros de alta performance e aditivos especiais no estande B28, corredor 6. A presença na feira é parte da campanha “Vivendo melhor com a Evonik”, que mostra como os produtos e sistemas da Evonik tornam nossas vidas mais seguras, confortáveis e saudáveis.

O portfólio de polímeros de alta performance da Evonik abrange a sua linha de poliamidas VESTAMID®, produtos usados na indústria automotiva, na produção industrial e em bens de consumo há mais de 50 anos, em alguns casos.

Este ano marca o 40° aniversário do elastômero de poliamida 12 (PEBA), um material popular e consolidado – especialmente na indústria de equipamentos esportivos – graças ao seu excelente desempenho e liberdade de design. Para comemorar, a Evonik lançará um novo integrante da linha de produtos, cuja transparência e brilho permitem aos designers muito mais liberdade do que já tinham com o PEBA.

O investimento de aproximadamente 400 milhões de euros – o maior já realizado na Alemanha – aumentará a capacidade total da empresa para poliamida 12 em mais de 50% até 2021. A poliamida 12 e a poliamida 612 da marca VESTAMID® são as mais usadas em tubos automotivos no mundo inteiro.  Novos desenvolvimentos se concentram em produtos condutivos e em aplicações para veículos elétricos e híbridos. 

Outros produtos do portfólio que serão apresentados na feira são as poliamidas transparentes com alta resistência química, TROGAMID®, e o VESTAKEEP® PEEK, utilizado em sofisticadas aplicações tribológicas e de alta temperatura. A Evonik também é líder no desenvolvimento e na fabricação de inovadores pós poliméricos para impressão 3D. <0} O VESTENAMER®, um aditivo termoplástico de processo, permite o processamento eficiente de resíduos de borracha em um material robusto e a minimização da degradação de propriedades comumente associada ao uso de reciclados. Dessa maneira, o produto faz uma contribuição importante para o fechamento do ciclo da reciclagem.

Na área dos aditivos especiais para fabricantes de masterbatches e compostos e para processadores serão apresentados crosslinkers, comonômeros e agentes de dispersão para pigmentos e cargas, além de aditivos para melhoria de processos e do desempenho. Esses produtos melhoram propriedades mecânicas como resistência a riscos, fluidez, resistência a bloqueios e os efeitos antiaglomerantes, além de contribuir para a otimização das propriedades antichamas.

Os crosslinkers da família de produtos TAICROS®, por exemplo, são usados em placas de circuito impresso que cumprem o moderno padrão de tecnologia celular 5G, enquanto derivados de triacetona amina são importantes componentes para estabilizadores de luz em aplicações como gramados artificiais em estádios. Desde 2018, as soluções TEGOMER® para melhora das propriedades mecânicas e de fluidez como, por exemplo, resistência a riscos, são complementadas pela tecnologia ACCUREL®, que permite a incorporação de líquidos em sólidos.

A ampliação do portfólio de produtos permite a implementação de tendências como melhor resistência a chamas, novos desenvolvimentos na indústria de embalagens e o emprego sustentável de materiais reciclados mediante o emprego de absorventes de odor.