Evonik anuncia venda do negócio de Metacrilatos

Foto: Divulgação – Evonik

A Evonik concluiu a venda do negócio de Metacrilatos como próxima etapa de seu foco consistente em especialidades químicas. O fechamento oficial da operação ocorreu em 31 de julho, dando seguimento ao acordo de compra firmado em 4 de março. As autoridades antitruste pertinentes já haviam concedido aprovação irrestrita.

O negócio de Metacrilatos envolve 15 unidades de produção e 3.900 colaboradores no mundo inteiro. De 2016 a 2018, o negócio gerou um EBITDA médio anual de cerca de 350 milhões de euros e vendas de cerca de 1,8 bilhão de euros ao ano. 

“Com a venda concluímos mais uma etapa no processo de alinhar o nosso portfólio a especialidades químicas e de tornar a empresa menos dependente de ciclos econômicos”, diz Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik. “Como o resultado do primeiro semestre de 2019 demonstrou, nosso portfólio agora está mais robusto frente às tendências macroeconômicas do que antes”.

O valor de compra (enterprise value) de 3 bilhões de euros equivale a 8,5 vezes o EBITDA do negócio desinvestido. As deduções resultam sobretudo da transferência de obrigações previdenciárias (aposentadorias) no valor de cerca de 600 milhões de euros ao comprador e de taxas sobre transações financeiras no valor de cerca de 200 milhões de euros. 

Além disso, durante o processo de fechamento do negócio, as obrigações fiscais pontuais da Evonik foram avaliadas em cerca de 260 milhões de euros, resultando do carve-out do negócio de Metacrilatos e vencendo em 2019. Mas isso vai acarretar, ao mesmo tempo, uma depreciação maior e um abatimento fiscal relacionado de até 30 milhões de euros ao ano no fluxo de caixa livre durante os próximos 15 anos. O efeito fiscal, portanto, será em grande parte compensado ao longo de todo o período. 

A Evonik planeja usar os recursos da operação para fortalecer o seu balanço e para a ampliação específica de seu portfólio de especialidades químicas