Evonik amplia capacidade de produção de sílica pirogênica

Foto: Divulgação – Evonik

Conforme previsto, a Evonik iniciou as atividades em seu novo complexo industrial para a produção de sílica pirogênica em Antuérpia, na Bélgica. Com isso, a empresa de especialidades químicas pode abastecer a alta demanda por sílicas pirogênicas, comercializadas sob a marca AEROSIL®. Aplicações típicas incluem tintas e revestimentos, avançados sistemas adesivos, silicones transparentes e materiais isolantes não inflamáveis de alta performance. O investimento no complexo foi superior aos dois dígitos de milhões de euros.

“Seguimos uma estratégia de crescimento clara para o nosso negócio de sílicas. Com as capacidades adicionais, asseguramos o fornecimento aos nossos clientes no longo prazo”, disse Harald Schwager, VP da diretoria executiva da Evonik. A sílica faz parte dos Smart Materials, um dos quatro motores de crescimento estratégico da Evonik com expansão de mercado acima da média. Estima-se que o crescimento do mercado global de sílicas pirogênicas exceda 4% ao ano, ultrapassando o crescimento da economia global como um todo. 

Além da expansão do mercado de sílica pirogênica hidrofílica, cresce também a demanda por sílicas especiais hidrofóbicas. Por esse motivo, a planta de Antuérpia inicia a produção com melhorias que permitem que, mediante um pós-tratamento especial, a sílica pirogênica hidrofílica possa adquirir propriedades hidrofóbicas.  Com isso, a Evonik agora também produz o AEROSIL® hidrofóbico em uma segunda unidade na Europa, além da planta de Reinfelden, para satisfazer essa alta demanda.

Andreas Fischer, membro da diretoria executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH, disse: “Estamos satisfeitos por podermos agora atender as demandas dos clientes por quantidades maiores, em particular de sílica hidrofóbica AEROSIL®.

A capacidade de fornecer as nossas próprias matérias-primas no site e a localização central dele na Europa também foram aspectos especialmente importantes para nós nesse projeto. A proximidade do complexo ao porto exportador internacional de Antuérpia é um fator de peso no abastecimento dos nossos clientes no mundo inteiro”.

Com a modernização simultânea das fábricas de silano como parte dos investimentos, o fornecimento de matérias-primas para a produção de AEROSIL e de silanos para borracha está assegurada. 

A Evonik é uma das maiores fabricantes de sílica do mundo. Além da sílica pirogênica AEROSIL® e das sílicas precipitadas ULTRASIL®, SIPERNAT®, ZEODENT® e SPHERILEX®, a Evonik também produz agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca ACEMATT® e outros óxidos metálicos pirogênicos sob a marca AEROXIDE®. A empresa dispõe de uma capacidade de produção global total de cerca de um milhão de toneladas ao ano, considerando todos os produtos à base de sílica.