Evento internacional discute a inteligência artificial nas perspectivas das relações humanas e não humanas

Foto: Divulgação DWIH / ITU/R.Farrell

Vivemos em tempos cada vez mais tecnológicos, onde robôs humanoides estão ganhando espaço na vida social. Por essa razão, propomos uma discussão desde diferentes perspectivas científicas para explorar como as relações entre humanos e não-humanos se definem, até como são negociadas e se transformam. Esse debate, aberto ao público, acontecerá no dia 30 de julho, no Instituto Goethe, em São Paulo.  

Organizado pela Freie Universität Berlin (FU Berlin), juntamente com o Mecila – Maria Sibylla Merian International Centre for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences Conviviality-Inequality in Latin America (financiado pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha – BMBF), o evento ainda conta com a parceria do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo).

O objetivo do encontro é discutir como as ciências humanas e naturais, através de pesquisas transdisciplinares sobre tecnologia e pós-humanidade, estão abordando as complexas interações entre humanos e não-humanos.  

Expertise internacional – inteligência artificial nas relações humanas e não humanas

As apresentações da Prof. Astrid Ulloa (Universidad Nacional de Colombia), do Prof. Christoph Benzmüller (Freie Universität Berlin) e do Prof. Laymert Santos (Universidade Estadual de Campinas) serão comentadas pela Dr. Maya Manzi, Pesquisadora de Pós-doutorado do Mecila e o debate será moderado pela Prof. Barbara Göbel (Ibero-Amerikanisches Institut & Freie Universität Berlin).

O evento irá explorar e colocar em pauta as principais inovações científicas em torno de tecnologias de protótipos humanoides com foco nas relações e vivências humanas e não-humanas, bem como as implicações ético-políticas que giram em torno dessa temática. 

Serviço

Evento: “From Socionatures to Humanoid Robots: Transdisciplinary Perspectives on the Relations between Humans and Non-Humans”

Data: 30 de julho de 2019 das 17h às 19h

Local:  Goethe-Institut – Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – São Paulo

Idioma: Inglês e Português (tradução simultânea). Serão disponibilizados 40 fones de tradução simultânea.