Estre Ambiental eleva níveis de controle e compliance com SAP Concur

Foto: Divulgação / SAP.

Responsável pelo gerenciamento de seis milhões de toneladas de resíduos por ano, a Estre Ambiental tinha o desafio de sanear os processos internos de despesas de viagens, abrangendo cerca de 1.200 funcionários. Um ano e meio após a adoção do SAP Concur, a empresa eliminou o manuseio de papéis, padronizou diretrizes de políticas de reembolso e faz o rastreamento total do processo, desde a solicitação até o pagamento.

Sandro Bueno, gerente de TI da Estre Ambiental, conta que o maior desafio era eliminar os lançamentos manuais de despesas e o tráfego de malotes de recibos. Esses processos, basicamente manuais, geravam erros de informação e falta de conformidade com a política de reembolso.

“Quando conhecemos o SAP Concur, nem pensamos em buscar outro fornecedor, porque vimos a oportunidade de integração nativa e de mobilidade”, comenta Bueno. Para o gerente de TI da Estre Ambiental, o fato de não precisar contratar ou alocar uma equipe para o processo de integração representou uma grande vantagem em termos de custo e prazo.

No momento da implantação, Bueno afirma que ajustes relacionados à conferência de centro de custos, por exemplo e que todo o processo foi muito mais ágil que o previsto. Embora houvesse um planejamento inicial de colocar o piloto no ar em ondas, com pequenos grupos de usuários, todo o processo se completou em 15 dias.

“No momento da implementação, planejamos formar um grupo pequeno de usuários para testar a solução, mas de imediato muitos funcionários quiseram experimentar. Nossos processos passaram por uma transformação digital, tornando-se mais maduros e seguros”, diz Bueno. Nos próximos passos, está prevista a integração com o sistema de viagens e o aluguel de veículos. 

“O projeto com a Estre Ambiental demonstra que a simplificação de processo traz agilidade para a operação e aumenta o grau de satisfação dos colaboradores, uma vez agiliza a entrega de atividades burocráticas e libera tempo para dedicação às iniciativas de negócios”, explica Valéria Soska, diretora geral da SAP Concur.