A estratégia de hidrogênio do Estado da Baviera

Foto: Unsplash.

A Baviera está estabelecendo metas climáticas ambiciosas e está se esforçando para uma mudança consistente em energia e mobilidade. Tecnologias inovadoras e hidrogênio verde sem CO2 desempenham um papel especial. O hidrogênio oferece uma ampla gama de soluções flexíveis de aplicação e, além do uso direto de eletricidade, indústria e transporte, possibilitará a mudança completa para energias renováveis ​​no futuro. Ao mesmo tempo, a economia do hidrogênio é um mercado em crescimento e fortalece a Baviera como polo industrial. O hidrogênio é, portanto, um componente essencial de nossa política energética e econômica.

Com a estratégia de hidrogênio da Baviera, o Estado quer aplicar rapidamente tecnologias inovadoras de hidrogênio. Em vista das consequências econômicas de longo alcance da pandemia do coronavirus, as tecnologias de hidrogênio também mostram uma perspectiva importante para o fortalecimento econômico de longo prazo na Baviera.

O Ministro da Economia e Energia da Baviera, Hubert Aiwanger, apresentou a estratégia de hidrogênio da Baviera com a intenção do Estado em se tornar um líder global em tecnologia H2: “´Made in Baviera´ deve se tornar um selo de excelência na área de hidrogênio. Com nossos excelentes pesquisadores e empresas de tecnologia inovadoras, desenvolveremos uma economia de hidrogênio que fortaleça a Baviera como um local de alta tecnologia, crie empregos e, por fim, mas não menos importante, apoie o processo de transformação da indústria bávara de veículos e fornecedores “.

O hidrogênio (H2) e a força inovadora da Baviera em conjunto devem garantir a prosperidade e, ao mesmo tempo, promover a eliminação progressiva do uso de combustíveis fósseis. O objetivo é uma divisão do trabalho entre o país tecnológico da Baviera e as regiões que produzem hidrogênio verde. “Queremos desenvolver as principais tecnologias de hidrogênio do mundo. Nossos futuros parceiros usarão nossas inovações graças à disponibilidade quase ilimitada de energias renováveis, como sol e vento, para geração, transporte e uso de hidrogênio verde”, explicou Aiwanger.

O hidrogênio verde é a fonte de energia do futuro. “Para alcançar nossos objetivos climáticos, precisamos da transição nas áreas de energia e mobilidade. O hidrogênio desempenha um papel especial aqui, porque pode ser usado de muitas maneiras diferentes, sem emissões. Dessa forma, o H2 está ajudando a mudar a indústria, o transporte e o fornecimento de aquecimento para energias renováveis”, disse o Ministro.

No ano passado, a Baviera já implantou decisões importantes. Em setembro de 2019, o governo do estado fundou o Zentrum Wasserstoff.Bayern (H2.B) – o Centro de Hidrogênio da Baviera – e estabeleceu a aliança Bavarian Hydrogen Alliance com mais de 30 parceiros de negócios, ciência e associações. Aiwanger: “Isso disponibiliza ao Estado Livre uma poderosa rede sob a liderança dos renomados professores Veronika Grimm e Peter Wasserscheid, que está crescendo constantemente e impulsionando a economia do hidrogênio”.

Ao mesmo tempo, a Baviera está lançando uma série de novos projetos de pesquisa que servem como base para as inovações em hidrogênio – por exemplo, células de combustível mais poderosas para veículos pesados ​​ou produção de hidrogênio a partir de resíduos. Com base nos pontos fortes da alta tecnologia da Baviera, a orientação estratégica é dividida em três pilares:

  1. Aspirar pela liderança em inovação e tecnologia para explorar e expandir o potencial do mercado mundial. O núcleo deste pilar é uma campanha de pesquisa “H2 Hightech Bavaria”, com a qual a pesquisa sobre hidrogênio é fortalecida ao realinhar e agrupar as competências disponíveis em toda a Baviera.
  2. Acelerar a escala industrial e a eficiência. Com instalações de desenvolvimento, teste e aplicação, empresas e organizações de pesquisa bávaras inovadoras promoverão o desenvolvimento industrial. A poderosa indústria fornecedora da Baviera oferece as melhores condições para isso.
  3. O objetivo é acelerar as aplicações de hidrogênio no transporte e na indústria, bem como a expansão da infraestrutura de H2. Como base, serão construídos 100 postos de abastecimento de H2 na Baviera nos próximos anos. Para esse fim, o Ministério da Economia lançou um programa de financiamento no valor de 50 milhões de euros, como parte da agenda de alta tecnologia. Será fomentado o estabelecimento de postos de gasolina H2 públicos e empresariais para ônibus e caminhões / veículos comerciais com células de combustível.

Para ativar o mercado, o governo do estado também promoverá sistemas combinados de eletrólise e veículos com células de combustível, como ônibus e veículos comerciais / caminhões. Isso deve criar novas oportunidades de agregação de valor para locais de postos de gasolina de forma ampla: em depósitos municipais, empresas de serviço de utilidade pública municipais, para empresas de frotas e de ônibus. Além disso, o primeiro posto de gasolina LOHC do mundo em Erlangen está programado para entrar em operação em 2021. E, neste ano, pela primeira vez, a inovadora tecnologia de células de combustível da Baviera estará presente nas estradas da Baviera dentro de um caminhão protótipo convertido.

Com base na estratégia de hidrogênio da Baviera, o H2.B em Nuremberg desenvolverá um “Roteiro do Hidrogênio da Baviera” para o período até 2025. Com esse roteiro concreto, os especialistas desenvolverão ainda mais os objetivos e as medidas da estratégia de hidrogênio da Baviera, monitorando e avaliando a evolução do mercado.

O ministro Aiwanger explica ainda: “A estratégia de hidrogênio da Baviera é baseada na força inovadora e na força tecnológica do nosso Estado. Agruparemos e promoveremos todas as iniciativas sensatas de alta tecnologia. Isso fará da Baviera um dos principais locais de hidrogênio do mundo. Isso beneficia as pessoas e o meio ambiente porque cria empregos e acelera a eliminação progressiva do uso de energia fóssil. Espero que o governo federal também tome decisões em tempo hábil para promover a economia de hidrogênio na Alemanha e além.”

Fonte: Comunicado de imprensa do Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia do Estado da Baviera