Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Programa Startups Connected

Foto: Shutterstock

A Câmara Brasil-Alemanha lançou nesta quarta-feira, dia 29, a 4ª edição do Programa Startups Connected, iniciativa que visa o desenvolvimento de novos negócios entre startups e grandes empresas.

“Cada vez mais, grandes empresas estão buscando se conectar com startups a fim de mapear tendências, criar produtos e entrar em novos mercados. Isso não acontece por acaso, é quase um senso comum que startups trazem como diferenciais rapidez e ineditismo em suas soluções. É por este motivo que nós, da Câmara Brasil-Alemanha, estamos nos dedicando desde 2015 à inovação aberta junto a startups”, diz Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha.

O Programa Startups Connected é um programa de aceleração que fomenta não só a conexão entre startups e grandes empresas, mas também a cocriação de novas soluções em conjunto das empresas âncoras.

Este ano, o programa conta com 9 desafios dos mais variados segmentos. Confira abaixo quais são os desafios e respectivas empresas participantes desta edição:

  • Cadeia Produtiva 4.0 – Volkswagen
  • Data Farming – Bayer
  • Digitalização de Processos Produtivos – Siemens
  • Economia Circular – BASF
  • Eficiência Energética Industrial – GIZ (Agência Alemã para Cooperação Internacional)
  • Jornada do Paciente – Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  • Inovação em Papel e Celulose – Voith
  • Mobilidade Urbana Sustentável – Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU)
  • TravelTech – Lufthansa

As startups que possuem soluções para um ou mais desafios acima, devem se inscrever até dia 19 de julho. Desde sua 3ª edição, o Programa Startups Connected conta com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria SENAI/SEBRAE. Esta parceria possibilita que as startups possam usufruir dos benefícios da Categoria C do Edital, que vão desde acesso a estrutura dos Institutos de Inovação SENAI, à disponibilização de insumos e especialistas.

A startup vencedora de cada desafio é acelerada durante 5 meses, tendo acesso a diversos benefícios de acordo com o seu perfil e estágio de maturidade que se encontra. Estes benefícios são direcionados principalmente ao projeto a ser desenvolvido em conjunto da respectiva empresa âncora, porém, podem ser oferecidos também para o desenvolvimento do empreendedor. Para ampliar os benefícios oferecidos às startups, o Programa Startups Connected conta com empresas parceiras especializadas em áreas estratégicas, como: gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas, incentivos à inovação etc. A lista completa de benefícios pode ser acessada no site da iniciativa.

Startups sediadas no Brasil e na Alemanha podem se inscrever; para formalizar a inscrição, é necessário apresentar a startup, a solução proposta para o desafio e contar um pouco sobre a equipe envolvida no projeto.

Para saber mais sobre a iniciativa, os desafios e benefícios do programa, basta acessar o site www.startupsconnected.com.br.

Inscrições até o dia 19 de julho.