Equipamentos da thyssenkrupp levam mobilidade ao novo Aeroporto Internacional de Macapá

Foto: Divulgação Thyssenkrupp

A thyssenkrupp Elevadores responde pela mobilidade dos passageiros do novo Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, no Amapá, inaugurado recentemente. São 22 equipamentos entre elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque (fingers) que garantem o conforto dos 5 milhões de passageiros/ano que o aeroporto passa a receber após a reforma e ampliação, segundo a Infraero, administradora do terminal e responsável pelas obras.

O gerente da Filial Amapá da thyssenkrupp Elevadores, Fernando Vasconcelos, destaca a importância do novo aeroporto para o Estado. “A obra trará benefícios e desenvolvimento para o Amapá e é uma satisfação associar nossa marca a este projeto. Nossos equipamentos agregam tecnologias inovadoras presentes nos principais aeroportos do Brasil que agora também estarão disponíveis em Macapá”, afirma o gerente.  

Para atender às necessidades do novo aeroporto foram especificados 13 elevadores synergy, modelo que opera sem casa de máquinas e tração sem engrenagem, que otimizam espaço e não precisam de óleo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com capacidade para transportar de oito a 14 pessoas, os equipamentos operam na velocidade de 1 metro por segundo.

O deslocamento eficiente dos usuários pelo terminal conta ainda com seis escadas rolantes com capacidade para transportar 9 mil pessoas por hora. Ideal para locais com grande fluxo de pessoas como o aeroporto de Macapá, o modelo Velino também economiza energia, a partir de um inversor de frequência de velocidade, que mantém o equipamento em stand by quando não estiver em uso. 

O embarque e desembarque desde as aeronaves até o saguão e vice-versa é mais seguro por meio das três pontes de embarque que o aeroporto vai ganhar. Eles são da linha Apron Drive, a mesma que está nos principais aeroportos do mundo, entre eles de Frankfurt, Londres, Los Angeles, Madri, Miami, Moscou Munique, Nova York, Paris, Toronto e Zurich.

Por conta de seus diferenciais tecnológicos, a thyssenkrupp está presente em importantes aeroportos brasileiros, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro; o Aeroporto Internacional de Brasília, na capital federal; o Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina; o Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia; e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.