Engine oferece solução em nuvem para operadora de telecomunicação

technology_SXCA Surf Telecom, operadora virtual licenciada pela Anatel, fechou um contrato com a Engine, empresa de soluções para gestão na nuvem, para adoção do SAP ERP na modalidade SaaS (Software como Serviço), com infraestrutura da T-Systems. A startup começou a operar este ano e espera alcançar 9 milhões de assinantes nos próximos cinco anos.

“Hoje, somos pequenos, mas pretendemos ter um crescimento acelerado e nos tornarmos uma empresa grande em pouco tempo. Queríamos começar com um ERP que fosse escalável, mas que atendesse as necessidades de uma companhia de grande porte, com processos bem definidos, atendimento a regras de Compliance, que permitam que a gente cresça organizadamente. Queríamos uma solução definitiva, por isso escolhemos a solução ofertada pela Engine”, diz James Lynch, CFO da Surf Telecom.

Inserida em um mercado altamente concentrado de telefonia móvel, a empresa se inspirou em exemplos europeus, onde mais de 40% da demanda é suprida por MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Sua principal estratégia é possibilitar que outras companhias atuem como operadoras para atender nichos específicos, ainda pouco explorados, adicionando serviços de valor agregado. Assim, um ERP na nuvem, que permite ter uma infraestrutura enxuta e baixo investimento inicial, é parte essencial dessa estratégia.

“O modelo da Engine é muito atrativo. Ele permite que comecemos a um custo bem mais baixo, compatível com o nosso porte, e benefícios de escala, como se tivéssemos nosso próprio SAP. Estamos comprando tecnologia como serviço e tentando manter nossa estrutura de custo o mais variável possível”, explica Lynch.

O projeto envolverá especialmente as áreas Administrativa e de Contabilidade, podendo também integrar sistemas específicos de telecomunicações que rodarão fora da nuvem. Com a solução, a operadora espera ter mais controle e contar com informações de alta disponibilidade e qualidade para credores e investidores.

“Desde o nosso primeiro contato, ficamos encantados com a proposta e o modelo de negócio da Surf Telecom. Acreditamos em seu potencial e na sua capacidade de entrega. Entendemos que a nuvem é um caminho natural para uma empresa que já nasce digital em um momento de alta transformação do setor. Nós temos a oportunidade de avançar em Telecom e de mostrar que temos também a flexibilidade necessária para atender empresas em rápido crescimento”, finaliza Fábio Barnes, diretor executivo da Engine.

Foto: SXC