EMBRAPII firma parceria com a ABIPTI

Foto: Divulgação EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação) firmaram aliança para aproximar e estreitar as relações das 42 Unidades EMBRAPII (UE) com os centros de pesquisas ligados à associação.  A assinatura ocorreu durante o debate “Inovação e Desenvolvimento Sustentável no Distrito Federal”, no dia 13 de junho, em Brasília (DF).

O acordo pretende estimular projetos de PD&I em conjunto entre empresas e UEs, além de incentivar a realização de MatchDays, Workshops e Seminários capazes de propiciar as trocas de experiência entre os pesquisadores e promover diálogo e negócios entre as organizações.

 “ A Inovação é o caminho para aumentar a competividade e produtividade da indústria brasileira e a EMBRAPII tem como missão ajudar o setor industrial a inovar. Há expectativas que mais institutos ligados à Aipit trabalhem no modelo da EMBRAPII”, destaca o Diretor-Presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. 

O presidente da Abipti, Luiz Fernando Viana, destacou que a EMBRAPII preenche uma lacuna na indústria brasileira ao aproximar a indústria aos centros de pesquisas. “ A EMBRAPII vem exercendo seu papel com louvor. Nós temos algumas associadas que já são Unidades EMBRAPII. As instituições que ainda não são Unidades enxergam na instituição como uma oportunidade de negócio.  Sendo uma Unidade EMBRAPII, tornar-se mais competitivo para indústria.

A EMBRAPII financia um terço dos valores dos projetos com recursos não-reembolsáveis, além de promover a interação entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas do setor industrial.

 A ABIPTI é uma entidade reúne instituições públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e nas vinte e sete (27) unidades da Federação.