EMBRAPII e Reino Unido reservam 2 milhões de libras para inovação bilateral

Foto: Divulgação Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Fundo Britânico Newton Fund vão investir conjuntamente 2 milhões de libras em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolvam IoT (Internet das Coisas) e Smart Cities.  As propostas devem envolver empresas brasileiras e britânicas e serem realizadas em parceria com as Unidades EMBRAPII. O edital está aberto a empresas de todos os portes até o dia 13 de setembro.

Os projetos devem ser voltados para o desenvolvimento de soluções e novas tecnologias que promovam impactos sociais e econômicos no Brasil, ou seja, que tragam benefícios diretos ou indiretos para populações vulneráveis ou de baixa renda. Entre as áreas prioritárias para inovar estão: saúde, tecnologia agrícola, mudanças climáticas, energia renovável, infraestrutura e educação.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas:  cada proposta selecionada receberá até 200 mil libras. O prazo para conclusão da pesquisa é de 2 anos.

EMBRAPII – O modelo operacional da EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I de empresas. A organização financia 1/3 dos projetos da indústria brasileira com recursos não-reembolsáveis e promove a integração do setor produtivo com institutos de pesquisas.

Atualmente, também estão abertas chamadas com a IIA (Autoridade de Inovação de Israel) para projetos nas áreas de tecnologias de energia, IoT (Internet das Coisas), agricultura e ciências da vida; e com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TAČR), para o desenvolvimento de projetos de indústria 4.0.

Newton Fund – É uma iniciativa do governo britânico para promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia, e que ajudem a estabelecer parcerias duradouras com governo e instituições filantrópicas brasileiras.