EMBRAPII e FINEP fecham acordo de R$300 milhões

 

Para fortalecer o apoio à inovação brasileira e agilizar a oferta de crédito ao setor produtivo, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) assinaram, no dia 21 de dezembro, um acordo que reserva R$ 300 milhões a projetos de PD&I – Pesquisa Desenvolvimento e Inovação realizados em parceria com as unidades EMBRAPII. A assinatura ocorreu no Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo, às 14h, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Os recursos serão disponibilizados pela Finep, por meio da concessão de empréstimos a longo prazo e juros baixos, às empresas que necessitem de capital para cumprir a exigência legal do modelo de financiamento da EMBRAPII. Nesse modelo, o financiamento é dividido em três partes, das quais, uma é paga pela EMBRAPII, outra pela Unidade EMBRAPII responsável pelo desenvolvimento do projeto e a última parte é paga pela empresa.

O Diretor-Presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, explica que as Unidades credenciadas identificaram projetos de PD&I muito bons, com boas perspectivas de mercado, mas que acabavam não sendo executados, mesmo com o subsídio da EMBRAPII. “A EMBRAPII atua financiando um 1/3 do projeto com recursos não-reembolsáveis, mas, mesmo assim, muitas ideias não são postas em prática por falta de capital. Os empresários muitas vezes não dispõem do valor necessário para financiar a sua parte do projeto. Agora, estamos oferecemos um incentivo para viabilizar a execução da ideia”, comenta.

O termo de cooperação também cria um fast-track para projetos que já foram analisados pelas unidades da EMBRAPII e que já demonstraram um elevado potencial inovador. Em apenas 30 dias, os empresários terão resposta sobre o acesso ao financiamento. Outro benefício previsto no documento é a criação de um canal específico de comunicação para que as Unidades EMBRAPII possam apresentar propostas de projetos em parceria com empresas que se encaixem nos termos do acordo.

A cooperação prevê que empresas de todos os setores possam solicitar financiamento à Finep, desde que apresentem um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação da EMBRAPII, como: biotecnologia, agronegócio, engenharia, eletrônicos, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, entre outros.

Divulgação: Shutterstock