Elevadores thyssenkrupp levam mobilidade ao mais novo empreendimento comercial de Fortaleza

Foto: Rubens Di Carlos

A thyssenkrupp Elevadores é a marca em transporte vertical do BS Design Corporate Tower, mais novo empreendimentos comercial de Fortaleza. Entregue recentemente, o edifício da BSPAR Incorporações se destaca por um projeto arquitetônico inovador, cuja fachada é inspirada em uma vela de jangada, símbolo da cidade.

Localizado em uma das regiões mais nobres de Fortaleza, no coração da Aldeota, o BS Design é o primeiro edifício comercial do Nordeste com conceito A+ para projetos inteligentes e de alto padrão e já adquiriu a pré-certificação LEED de construção sustentável.

Em linha com o conceito sustentável do projeto, o empreendimento possui 25 elevadores thyssenkrupp para atender as duas torres, com 24 paradas e velocidade de até 3 metros por segundo. Integra o projeto, uma plataforma vertical da linha de Acessibilidade, equipamento que garante o acesso ao edifício às pessoas com mobilidade temporária ou permanente, como determina a legislação brasileira.   

O sistema AGILE – Antecipação de Chamadas é uma das tecnologias inovadoras dos elevadores do BS Design. Presente em 16 equipamentos, ele gerencia o tráfego de elevadores direcionando os passageiros para o elevador que os levará ao seu destino mais rapidamente.

A interface é feita por meio de um terminal amigável com tela touch screen e imagens de alta resolução que podem ser personalizadas, por meio do Agile Design Center.  Nele, os passageiros selecionam o andar que desejam ir, e o sistema analisa a demanda de tráfego e os agrupa de forma inteligente com base na similaridade de destino. A solução contribui para diminuir o congestionamento no hall de entrada do edifício, o tempo de viagem, o número de paradas, além de reduzir o consumo de energia com os elevadores.

No BS Design, o sistema AGILE – Antecipação de Chamadas é interligado às catracas de acesso ao edifício que utilizam QR Code. Assim, quando passar o código no leitor de acesso, os visitantes já saberão qual elevador irá atendê-lo, pois o seu andar de destino já estará cadastrado.

Outro recurso inovador é a orientação para o deficiente visual, atendendo às normas de acessibilidade. Através de um único botão mecânico presente no terminal, o usuário ouvirá uma gravação com a listagem dos andares do edifício, para que possa escolher o andar de destino. Além de indicar o elevador que o usuário deve pegar, a função fornece coordenadas sobre o local em que o elevador se encontra, por exemplo, pegue o elevador E1 à sua direita.

A operação dos elevadores será mais eficiente com as máquinas sem engrenagem com imãs permanentes e o sistema regenerativo de energia, tecnologia que permite ao edifício utilizar parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento, resultando em até 35% de economia de energia.

O acabamento segue o alto padrão do projeto com as cabinas New Art Collection e New Export, que além do design primam pela sustentabilidade, a partir da iluminação LED que reduz o consumo de energia.

Inovação e sustentabilidade

Com duas torres, onde estão distribuídas 690 salas comerciais e 18 lajes corporativas, que vão de 22m² a 326m² de área, o BS Design ocupa 72 mil m² e 1.527 vagas distribuídas em cinco subsolos de estacionamento e dois helipontos. Também possui 4.200m² de Área Bruta Locável para a instalação de lojas de grandes marcas, um espaço de interação com a cidade.

O projeto foi desenvolvido em sintonia com cinco pilares específicos que diferenciam o empreendimento: sustentabilidade, segurança e inovação, design, acessibilidade, e conforto e funcionalidade. “O BS Design foi todo pensado para dialogar bem com o ambiente em que estará inserido, respeitando as características ambientais do nosso clima. Todo o projeto busca ainda o que existe de mais moderno e inovador em acessibilidade, mobilidade e paisagismo. Estamos entregando um novo ícone para a cidade de Fortaleza”, enfatiza o presidente da incorporadora, Beto Studart.