DWIH São Paulo tem recorde de projetos em 2019

Foto: Divulgação DWIH-SP

A soma de projetos financiados pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) deverá chegar à marca recorde de 25 atividades. Com essa agenda, proporciona uma programação bem diversificada e em diversas áreas, promovendo, assim, o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores da Alemanha e do Brasil, estimulando-os à cooperação científica.

SAVE THE DATE – Destaques da agenda de atividades do DWIH São Paulo:

Em tempos de aumento dos conflitos sociais e da violência em muitos países, inclusive no mundo desenvolvido, o DWIH São Paulo realizará novamente com sua parceira FAPESP o 8˚ Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação sobre perspectivas para a prevenção de conflitos e violência. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, e reunirá 16 palestrantes convidados de ambos os países para debater com o público.

Mais uma vez o DWIH São Paulo organizará a presença alemã com um estande coletivo na 71ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), de 21 a 27 de julho, na UFMS, em Campo Grande. Nesta edição, a participação terá inspiração no jubileu de 250 anos de nascimento do pesquisador alemão Alexander von Humboldt. O DWIH oferecerá uma palestra sobre a vida e a obra do naturalista que excursionou e registrou durante anos a biodiversidade da natureza da América Latina. Humboldt foi também assessor científico do rei da Prússia, o que motiva o DWIH e a SBPC a organizar uma mesa-redonda sobre a relação entre ciência e política, assim como a ciência pode contribuir para a formulação de políticas públicas.

O 9º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, de 15 a 20 de setembro, em Hohenheim e Kassel, na Alemanha, terá como tema central “Integrating Systems for Sustainable Development – A Cross Continental Partnership”. O evento tradicional, que acontece a cada dois anos alternadamente em cada país, tem como objetivo apresentar e discutir a complexidade dos elementos humanos e naturais em interligação e alinhamento com o desenvolvimento sustentável.

 Outro destaque da programação neste ano será a primeira edição brasileira do Falling Walls Labs 2019 fora de São Paulo. A estreia acontecerá em Belo Horizonte no dia 23 de setembro. O concurso vai selecionar pelo menos um projeto científico ou de inovação para ser apresentado no encontro final em Berlim.

O DWIH São Paulo abrirá suas portas em 1º. de outubro para interessados em estudar e pesquisar na Alemanha ou cooperar com pesquisadores do país. Palestras e conversas individuais com os representantes das instituições alemãs de ensino e fomento marcam o Dia de Portas Abertas, que em 2018 bateu recorde de público.

Como já é de costume, em parceria com o departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o centro está envolvido novamente este ano com a iniciativa Startups Connected e com o 7 º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação que será realizado no início de outubro.

Acompanhe as novidades desses e outros eventos em nosso site, no canal “Calendário Científico”.