DHL simplifica e agiliza gestão de armazenagem de produtos médicos da Philips

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A DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, foi selecionada pela Philips, empresa líder em tecnologia da saúde, para gerir seu Centro de Distribuição (CD) de produtos médicos profissionais em Barueri (Grande São Paulo). Na nova fase, o CD foi transferido para um site multicliente da DHL às margens da Rodovia Castelo Branco, com uma área de 3.684 m² e capacidade de armazenagem de 12 mil SKUs. A configuração também foi modernizada com, além dos tradicionais armazém e docas, espaço alfandegário, laboratório de reparos e áreas de quarentena e desinfecção. O processo de transferência ocorreu de forma paralela à implantação de um novo software de gestão de armazém (WMS), em sintonia com as plataformas de gestão da Philips.

Para Marcos Menna, Diretor de novos negócios da DHL Supply Chain América Latina, “este é um projeto bastante complexo, tanto pela criticidade do produto como pelas diversas demandas regulatórias e inúmeros detalhes. No entanto, com nossa experiência, conhecimento e comprometimento da equipe, apresentamos uma solução eficiente e robusta, que contribui com a qualidade das operações logísticas da Philips”.

Walter Costa, Head de Supply Chain da Philips Brasil, afirma que “o desafio que apresentamos à DHL era grande: assumir a gestão do nosso Centro de Distribuição e realizar aprimoramentos, ao mesmo tempo em que a companhia implantava melhorias em sua plataforma de gestão. Isso tudo em uma indústria na qual não entregar um produto pode impactar vidas. A DHL fez uma transição assertiva, com um planejamento detalhado e alto nível de comprometimento”.

O escopo do trabalho da DHL inclui a recepção dos produtos (como aparelhos de diagnóstico por imagem, ativos fixos e retorno de peças defeituosas) e peças de reposição provenientes da fábrica de Varginha (MG) e do exterior, conferência (inbound), separação e armazenagem, controle de inventário, picking e expedição conforme a demanda do cliente. A DHL também é responsável pela logística do laboratório de reparos, logística reversa, scrap e exportação de peças.

O processo de transição do CD foi especialmente desafiador, pois envolveu o registro/aprovação de oito órgãos regulatórios nas esferas municipal, estadual e federal. A transferência do estoque foi realizada em apenas 15 dias, em 68 veículos, em procedimento que ocorreu de forma harmônica e sem rupturas.

Outro aspecto importante do projeto foram as melhorias no processo de inventário e faturamento. Com a adoção do sistema WMS e integração com sua plataforma de gestão, vão deixar de ser realizados mais de seis mil inputs manuais de produtos no sistema por mês, o que aumenta a agilidade no reporte de informações, faturamento e reduz erros. Já o processo de coleta foi aprimorado com a adoção de etiquetas com QR Code, a utilização do Smart RF, leitor de itens em formato celular, e da empilhadeira Wave, que eleva o colaborador até os níveis mais altos do armazém para a seleção in loco.

“Todas essas melhorias vão ter um impacto direto no negócio da Philips, evidenciando como uma logística sólida e bem estruturada pode auxiliar as empresas em seu dia a dia e planos de expansão”, conclui Marcos Menna.