Alunos do Colégio Humboldt debatem virtualmente a COVID-19 nos moldes da ONU no Humunited

Foto: Divulgação / Colégio Humboldt.

O Colégio Humboldt realizou no dia 25 de junho, via plataforma Google Meet, a 5​ª edição do Humunited. O evento da área de língua inglesa consiste em uma simulação dos conselhos da ONU (Direitos Humanos, Conselho de Segurança, Econômico e Social, Comitê do Meio Ambiente), na qual os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio serão divididos em seis conselhos, que tratou de temáticas sobre a Covid-19 em vários âmbitos, como os impactos na economia e educação, sistemas de saúde pública e medidas governamentais referentes ao seu combate.

“A pandemia afeta a todos os setores da sociedade, diariamente recebemos notícias e novos dados sobre como cada um está lidando e se reinventando para garantir a segurança e a saúde nas escolas, nos trabalhos etc. Portanto, esse tema pode ser debatido de várias maneiras, o que achamos muito interessante explorar nessa versão da conferência para conhecermos perspectivas diferentes e formas com as quais as nações se comportam. Educação, saúde, a corrida para fazer uma vacina, recursos humanos, economias e, também, uma antiga pandemia são os temas que serão abordados e discutidos devido a sua grande relevância”, diz Danielle Toledo Pereira, professora e coordenadora do evento HUMUNITED do Colégio Humboldt.

O planejamento está sendo feito com auxílio de diversos recursos tecnológicos proporcionados pela plataforma do Google, e as divulgações são feitas pelo Instagram do evento @humunited. Todos esses elementos já faziam parte da preparação do evento, mas, neste momento, seu uso foi intensificado. Apesar da situação adversa, o engajamento foi grande. O Humunited é muito popular junto aos alunos do Ensino Médio da instituição e conta com cerca de 90 participantes do 9º ano ao Dual (curso pós-Ensino Médio) envolvidos na organização e no debate. Além disso, também há convidados de outras escolas.

Durante os debates, os alunos assumem diferentes papéis, como os DELEGATES (representantes de países que discutem sobre os temas propostos e chegam a resoluções) e CHAIRS e CO-CHAIRS (líderes que direcionam e guiam os debates).

Danielle diz que o evento é uma grande oportunidade de enriquecer o repertório dos participantes e de proporcionar a prática do inglês. “Estamos vivendo um momento histórico, participando ativamente e temos a oportunidade de debater sobre várias instâncias da nossa sociedade. Os alunos vão se deparar com textos, opiniões e realidades diferentes das suas. Ademais, vão se informar e se conscientizar sobre diferentes fatos, visões e medidas sobre a pandemia de um modo que dificilmente ocorreria dentro de uma sala de aula. E essa é uma das grandes características do Humunited: respeito ao próximo e a outras culturas, conhecer pontos de vistas diferentes e debatê-los procurando um bem comum”, explica.

A expectativa para o evento este ano está muito grande. “Quando participamos do Humunited presencial, sempre nos defrontamos com perspectivas diferentes sobre diversos assuntos, e isso também vai ocorrer agora. Ao abordarmos a temática da Covid-19, vemos países que lidaram com a situação de forma diversa da nossa, o que sempre é interessante de se observar. Além disso, conseguimos realizar o evento, que está na sua 5ª edição, online, o que foi algo pelo qual trabalhamos muito, e, poder fazer algo remotamente é instigante e desafiador. Um grande aprendizado para todos”, finaliza.

O Humunited é um evento que começou a fazer parte do calendário do Colégio em 2016 e vem sendo preparado pela coordenadora Danielle Toledo Pereira e por um grupo de alunos, o Organizing Team. A participação é opcional e todos recebem certificado, desde que tenham um mínimo de 75% de presença. Em 2019, a conferência contou com mais de 250 participantes.