DB Schenker lança iniciativa sustentável para Transporte Marítimo

DBSchenkerA DB Schenker e a Hapag-Lloyd lançaram um projeto em conjunto com uma renomada marca de cosméticos para abordar uma das questões ambientais mais graves no transporte marítimo: a emissão de óxido de enxofre nos portos.

Para reduzir o impacto da poluição, especialmente nos portos asiáticos e latino-americanos, o cliente paga uma sobretaxa voluntária em cada um dos seus contêineres enviados por esses portos, uma iniciativa que começou em meados de 2017. Com essa sobretaxa, a Hapag-Lloyd compromete-se a comprar combustível de baixo teor de enxofre, assim como garantir que os esforços realizados sejam supervisionados por um auditor externo. O cliente recebe uma declaração factual sobre a mudança de combustível para todos os seus contêineres, enquanto a DB Schenker supervisiona a transação.

A mudança é relevante, pois ultrapassa a regulamentação e o cenário atual. Enquanto algumas regiões do mundo evitam as emissões de óxido de enxofre acima dos 0,1% quando os navios estão ancorados, por outro lado, muitos portos ainda não têm tais regulamentações e permitem que o combustível seja queimado com teor de enxofre de até 3,5% para que as operações de carregamento e descarregamento funcionem nas instalações dos navios durante a permanência no porto.

“Estamos orgulhosos de ingressar em uma inovadora iniciativa de meio ambiente e saúde com renomadas empresas”, diz Andrea Dorothea Schoen, Carbon Controller e Head of Climate Protection Program da DB Schenker. “Para nós isso é um marco na nossa parceria ambiental – com o expedidor e a transportadora”, acrescentou.

“Como uma empresa responsável, estamos felizes em demonstrar liderança ao assumir um papel ativo neste projeto inovador. Graças à nossa parceria duradoura com a DB Schenker, podemos, em conjunto, preparar o caminho para uma melhor qualidade do ar e promover a sustentabilidade nos oceanos”, diz Thorsten Haeser, CCO da Hapag-Lloyd.

Foto: Divulgação DB Schenker