A Continental se prepara para a mudança no ambiente de mercado e na indústria

Foto: Divulgação / Continental.

No segundo trimestre de 2019, a Continental obteve, no geral, resultados sólidos. Apesar de um mercado nitidamente em declínio. No último trimestre, a produção global de veículos leves de passageiros e de veículos comerciais leves diminuiu cerca de 7% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Por outro lado, o volume de vendas do grupo foi 1,0% inferior ao do mesmo trimestre do ano anterior e corresponde a cerca de 11,3 bilhões de euros. O aumento do volume de vendas orgânico ajustado de acordo com os efeitos do perímetro de consolidação e da taxa de câmbio, correspondeu, no mesmo período de tempo, a -3,7%. O EBIT ajustado no segundo trimestre foi de 868 milhões de euros. Isso corresponde a uma margem de 7,8% (ano anterior: 10,2%). Dessa forma, a empresa de tecnologia confirma os resultados financeiros provisórios para o primeiro semestre de 2019, publicados em 22 de julho de 2019. Para o ano fiscal atual, espera-se que a produção global de veículos leves de passageiros e de veículos comerciais leves diminua em cerca de 5% em relação ao ano anterior.

“Atualmente, o ambiente do mercado é extremamente exigente. Os importantes mercados automotivos da Europa, América do Norte e China, em particular, estão em declínio”, afirma o Dr. Elmar Degenhart, presidente do Conselho Executivo. Ele acrescenta: “Estamos reagindo ao mercado em declínio com uma disciplina de custos rigorosa e com o aumento da nossa competitividade”. Degenhart se mostrou preocupado com o nítido aumento de pressão sobre zonas industriais como a Alemanha, com custos energéticos, fiscais e sociais comparativamente elevados.

Além disso, a indústria automotiva está passando atualmente por mudanças profundas, cada vez mais rápidas e, às vezes, disruptivas em todo o mundo. O Conselho de administração da empresa debateu sobre esses desafios. A Direção da empresa esclareceu a sua estratégia para manter o poder financeiro da Continental, aumentar a sua competitividade e assegurar a sua sustentabilidade. A necessidade de ação resultante será discutida com os representantes dos trabalhadores. O objetivo é chegar a acordo sobre uma abordagem comum planejada para as próximas semanas. O Conselho executivo e os representantes dos trabalhadores comunicarão os resultados assim que tal acordo for alcançado.