A Continental explica como saber o momento de retirar um pneu superelástico de operação

Modelos superelásticos são indicados operar dentro ou fora de instalações industriais. Foto: Divulgação / Continental

Para alertar os usuários em relação ao momento correto da substituição, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, integrou em sua linha de produtos superelásticos um indicador de vida útil. Trata-se de um ressalto na região do ombro que delimita o uso da banda de rodagem.

Os pneus superelásticos têm como principal característica a sua construção compacta, robusta e adequada para serviços extremamente árduos, destacando-se em terrenos lisos e regulares. São indicados para operar dentro ou fora de instalações industriais, em situações que apresentam grande risco de perfuração ou ataque à banda de rodagem por materiais pontiagudos e contundentes.

“O fato de o desenho da banda de rodagem ter sido totalmente aproveitado, ou seja, de o pneu estar “liso”, não determina a sua substituição. Portanto, é possível otimizar a sua utilização sempre até o limitador de desgaste”, explica Vinicius Penna, gerente de pneus especiais da Continental para o Mercosul.

A banda mais lisa no pneu superelástico não interfere no desempenho nem tão pouco na segurança da empilhadeira pois, ao contrário dos veículos de passeio que são leves e rodam em altas velocidades, os veículos industriais são muito pesados e devem, obrigatoriamente, ser operados em baixa velocidade. “Esta combinação de elevado peso e baixa velocidade proporciona aos pneus da empilhadeira uma boa aderência, mesmo em situações de piso úmido”, complementa Vinícius Penna.

Mas vale ressaltar que em condições de piso úmido a atenção deve ser redobrada quando a empilhadeira estiver rodando com pneus “lisos”. Além disso, é importante também evitar o acesso a rampas com inclinações muito acentuadas.

Esse cenário é válido apenas se o pneu apresentar um desgaste considerado “regular”, ou seja, um consumo uniforme da banda. Caso o contrário, a Continental recomenda a realização de rodízio ou a substituição do pneu.