Continental atinge metas anuais ajustadas em 2019

Foto: Divulgação / Continental

A Continental atingiu suas metas ajustadas para o ano fiscal de 2019 em um ambiente de mercado em franco declínio. A empresa de tecnologia fez esse anúncio na quinta-feira em sua conferência anual de imprensa em Hannover. De acordo com os números preliminares, as vendasda empresa DAX no último ano fiscal foram de 44,5 bilhões de euros (2018: 44,4 bilhões de euros), enquanto a margem EBIT ajustada foi de 7,4% (2018: 9,3%). Isso corresponde a um lucro operacional ajustado de 3,2 bilhões de euros (2018: 4,1 bilhões de euros). Enquanto a produção de automóveis em 2019 caiu 6% no mundo inteiro de acordo com as estimativas mais recentes, o desenvolvimento orgânico de vendas da Continental foi de -2,6% no mesmo período. Isso mostra que a empresa consegui se desenvolver melhor que os mercados em que atua.

Ao mesmo tempo – conforme relatado no final de outubro de 2019 – as expectativas de mercado particularmente reduzidas exigiram write-downs não monetários de 2,5 bilhões de euros. A revisão do enfraquecimento relatado nos padrões contábeis resultou em um resultado operacional relatado de -268 milhões de euros (2018: 4,0 bilhões de euros) e um resultado líquido de -1,2 bilhão de euro (2018: 2,9 bilhões de euros).

Apesar das circunstâncias adversas e dos altos investimentos, a Continental obteve uma entrada razoável de fundos antes das atividades de financiamento no último ano fiscal. O fluxo de caixa livre antes das aquisições e dos efeitos da independência jurídica da divisão Powertrain totalizou 1,3 bilhão de euro.

Nessa base, e tendo em vista a estrutura de balanço sólida e saudável da Continental, o Executive Board propõe dividendos para o ano fiscal de 2019 no valor de 4,00 euros (2018: 4,75 euros) por ação.

Em relação ao ano fiscal passado, o CEO da Continental, Dr. Elmar Degenhart, diz que “Mesmo em tempos difíceis, a Continental continua a se desenvolver melhor do que seus mercados”. E ele acrescentou:O ano passado deixou sua marca em todo o setor automotivo. Em termos de operações, fomos bastante bem no geral. No entanto, os resultados de 2019 foram insatisfatórios, especialmente no setor automotivo”. Ao mesmo tempo, ele se referiu à proposta de dividendos ligeiramente menores em comparação ao ano anterior, a qual a empresa apresentou aos acionistas em uma situação geral desafiadora.

A Continental não espera que o ambiente econômico melhore em 2020. Pela terceira vez consecutiva, a empresa espera que a produção global de carros e veículos comerciais leves caia em 2020. A faixa de queda esperada deverá ficar entre 2 e 5% em comparação com o ano anterior. Essas avaliações levam em consideração os efeitos do coronavírus que podem ser determinados até o momento no volume de produção. No momento, a Continental estima uma redução na produção mundial nos primeiros três meses do ano fiscal atual de mais de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na China, a redução deve ser de pelo menos 30% no mesmo período. As perspectivas de mercado não incluem outras deficiências, possivelmente contínuas, nas cadeias de produção e suprimentos ou na demanda em função da disseminação contínua do coronavírus. No momento, não é possível estimar tais deficiências.

“O ambiente econômico continuará desafiador em 2020”, explicou Wolfgang Schäfer, CFO da Continental. E ele acrescentou: “Além dos declínios na produção, da turbulência causada pela epidemia de coronavírus, conflitos comerciais não resolvidos, regulamentações de emissões consideravelmente mais rigorosas na Europa e a digitalização em franco desenvolvimento de processos de negócios e produtos estão afetando o setor automotivo em escala global”.