Contiform 3 Speed: nova sopradora Krones de alto rendimento

Mais rendimento, menos consumo. Esse é o conceito do mais novo desenvolvimento da Krones em tecnologia de sopro. A empresa acaba de apresentar a Contiform 3 Speed, com capacidade de produzir 2.750 garrafas PET por cavidade/hora. Caso sejam usadas suas 30 cavidades máximas – há modelos de 8 a 30 cavidades –, a máquina alcança rendimento de 82.500 garrafas por hora.

O consumo de ar comprimido, por sua vez, é 15% menor do que nas sopradoras convencionais atualmente no mercado. Esse desenvolvimento da Krones prova, dessa maneira, que é possível combinar alta velocidade e economia de energia, tornando a solução bastante sustentável.

Enquanto as máquinas convencionais têm um desenho em que as duas metades do molde de sopro são mantidas juntas durante o processo de sopro por meio de uma almofada de pressão no suporte do molde, a Contiform 3 Speed foi projetada para que ambas as metades sejam mantidas juntas simplesmente com o fechamento integrado no suporte do molde.

Apenas garrafas com um tamanho máximo de 0,7 litro podiam ser fabricadas nos porta-moldes de pequenas cavidades existentes até então. No entanto, graças à ausência da almofada de pressão, agora podem ser montados moldes de sopro com os quais são produzidas garrafas com um volume de até 2 litros.

Outra novidade é o kit de moldes de sopro modular, que agora garante a máxima liberdade quando se trata de satisfazer as demandas individuais em relação à mudança de formato. De fato, com suas três fases de expansão – troca manual clássica dos moldes, sistema de troca rápida sem ferramentas e a variante totalmente automatizada do robô MouldXpress –, os moldes de sopro podem ser adaptados de forma customizada aos desejos do operador da instalação mesmo em um momento posterior, ao atualizar o equipamento da máquina.

Com a introdução da Contiform 3 Speed, a Krones também redesenhou o posicionador de preformas de rolos Contifeed existente. A nova geração impressiona por seu simples ajuste e sua capacidade de expansão, o que permite maior eficiência em toda a instalação (OEE).

Foto: Divulgação Krones