Columbia Trading lança a 4COMEX, primeira aceleradora de startups focada em inovações para o comércio exterior

 

O comércio exterior no Brasil apresenta grandes desafios e também grandes oportunidades para quem está disposto a inovar. Pensando nesse contexto, a Columbia Trading, companhia especializada em facilitar o processo de importação e exportação, considerada um dos principais players de Comércio Exterior no Brasil, quer  a construção de um novo futuro para o comex, marcado pela transformação digital, a colaboração, a transparência e a simplificação de processos.

A empresa lançou, no início do mês de junho, o primeiro ciclo da Aceleradora 4Comex, que possui duração aproximada de seis meses. O compromisso do projeto é acelerar e impulsionar ideias e negócios voltados para o ecossistema de comex, ou startups que tenham soluções que, de alguma forma, conseguem se engajar com comércio exterior. Além disso, a projeto oferece um terreno fértil para unir diferentes players do ecossistema, bem como negócios e startups, além de promover debates sobre alguns dos grandes desafios que envolvem os ramos de tecnologia e comex, como a transformação digital, o sourcing b2b e a desburocratização do comex brasileiro.

O programa, que já está com as inscrições abertas para o primeiro ciclo de aceleração, aceita empresas em dois estágios, o Starting up, para empresas que se encontram em fase inicial de ideias para seus negócios e captação de clientes, além de estarem desenvolvendo o seu MVP (Minimum Viable Product); e o Scaling up, para aquelas que se encontram mais a frente no mercado, já possuem o MVP definido e queiram obter maior visibilidade e aumentar suas margens mercadológicas e de negociação.

Para Juliana Feitosa, gestora operacional da 4Comex, o projeto traz a inovação necessária para o setor, além de responder suas necessidades e estar agregado à tecnologia. “A 4Comex nasce com o objetivo de fomentar a inovação em Comércio Exterior, antecipando necessidades não atendidas do mercado e impulsionando empresas que possam gerar soluções inovadoras para essas necessidades, além de conectar o Comércio Exterior Brasileiro com a 4ª Revolução Industrial e com a Transformação Digital”, comenta Juliana.

Startups de inúmeros setores desenvolvem-se cada vez mais promovendo a inovação e, por isso, espera-se que o mesmo ocorra tratando-se do comércio exterior brasileiro. A partir disso, a Aceleradora 4Comex pode agregar valor e gerar novas oportunidades para o comex. “Criamos um programa de aceleração customizável e que reúne toda a expertise da Columbia Trading em Comércio Exterior para impulsionar o desenvolvimento de ideias e negócios promissores. Esperamos colaborar com o nosso ecossistema, trazendo inovações para um cenário que necessita de modernizações contínuas”, finaliza Daniel Tavares, diretor de operações e de inovação da Columbia Trading, head e idealizador da 4Comex.

Para mais informações sobre o projeto e inscrição da sua empresa no primeiro ciclo de aceleração, acesse o site através do link.