Colégio Humboldt prepara aulas online em tempos de pandemia

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O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português-alemão) localizada em Interlagos, São Paulo, reorganiza suas atividades pedagógicas diante da pandemia do coronavírus e passa a oferecer aos seus alunos, a partir da próxima segunda-feira (23), o formato EAD – ensino à distância, equivalente à carga de horário escolar. Até o dia 20 de março, o Colégio adere ao período de adaptação das famílias, alunos, professores e colaboradores ao novo estágio do COVID-19 e cumpre as determinações dos órgãos competentes, suspendendo as aulas a partir do dia 23 de março.

“Estamos orientando toda a comunidade escolar a usar os recursos das plataformas educacionais à distância, para que nossos estudantes não tenham prejuízo na aprendizagem”, afirma Marcelo Milani, coordenador de Tecnologias Educacionais do Colégio Humboldt. Ele explica que para as aulas online, o professor é orientado a programar atividades utilizando os recursos digitais disponíveis, além de estar de plantão para tirar dúvidas conforme as grades horárias. O Humboldt já conta com um ensino virtual bastante amplo, composto por todo o ecossistema e ferramentas digitais de educação Google à disposição. Antes deste inédito cenário, os professores montavam as atividades à distância partindo do princípio de que estariam com os alunos presencialmente em algum momento, durante a realização das atividades, ou em modelo de aula invertida, seguindo a abordagem de ensino híbrido. “Agora, migramos para um modelo que é autoinstrucional, de forma que o aluno consegue resolver sozinho a maior parte das atividades”, diz Milani. Além disso, avalia, é o momento em que a autonomia e organização do estudante, bem como outras competências socioemocionais amplamente trabalhadas junto aos alunos nos últimos anos, serão colocadas à prova.

Para as crianças da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I, as sugestões de atividades foram disponibilizadas digitalmente para que pais possam cumpri-las com seus filhos em casa. “É um conjunto de orientações para que as famílias possam fazer em casa com as crianças, como por exemplo, pronúncia de palavras em alemão e outras atividades em geral”, explica Marcelo Milani.

Da mesma forma, as turmas de 2ºs a 4ºs anos do Ensino Fundamental I, terão à disposição repositório digital com todos os planos semanais de estudo e as tarefas relacionadas, para que cumpram a quantidade de horas letivas em casa. O coordenador enfatiza que para esta fase, não serão atividades online e pais devem imprimi-las em casa para o filho fazer manualmente, pois nesta faixa etária, as crianças precisam desenvolver, entre outras coisas, a coordenação motora.

Dos 5ºs anos em diante, todos os alunos já têm uma sala de aula virtual para cada disciplina, que é acompanhada pelo professor, pelo coordenador do nível ou da área e pelo coordenador de tecnologia educacional. Neste contexto, para passar as atividades no ambiente online, são utilizadas todas as ferramentas digitais do Google e diversas outras plataformas digitais, como por exemplo, a plataforma Guten News, revista eletrônica em que o aluno escolhe uma reportagem para fazer atividades – e mapeia as competências cognitivas de leitura; a Árvore de Livros, uma biblioteca digital com mais de cinco mil títulos; e as plataformas de matemática Mangahigh e Matific.

Dos 8ºs aos 11ºs anos, cada aluno já trabalha com Chromebooks individuais desde o início do ano letivo de 2020, sendo que algumas turmas iniciaram os trabalhos nesse modelo no começo do ano passado. “Até então, essas ferramentas serviam de apoio às aulas presenciais; a partir de agora, serão todo o contato que os alunos vão ter com professores e a instituição”, reforça Milani. Além disso, nesses anos escolares, o Colégio conta com três plataformas de livros didáticos digitais para várias disciplinas, como a Plurall (Grupo SOMOS), Essia (Editora Moderna), e a Iônica (Editora FTD). O coordenador afirma que com essas ferramentas, os professores de cada matéria estão preparados e têm autonomia para utilizá-las da maneira que melhor avaliar.