CEO global da Kienbaum apresenta os resultados da Pesquisa de Liderança 2018

Foto: Schutterstock

Na última terça-feira (19) Fabian Kienbaum, CEO global da Kienbaum Consultants International, recebeu um grupo seleto de executivos para um coquetel em São Paulo.

Acompanhado de seus colegas Jöerg Alexander Breiski, e Felix Bischoff, vice-presidente da companhia e Co-Chefe de Negócios Internacionais, respectivamente, Fabian veio ao Brasil com o objetivo de conhecer a estrutura da empresa no País e buscar insights no mercado brasileiro.

Durante o encontro, o executivo compartilhou suas perspectivas sobre a importância da liderança na era digital e apresentou aos convidados o resultado da Pesquisa de Liderança 2018, realizada pela empresa em parceria com a StepStone.

No levantamento, 13.500 profissionais, todos com experiência mínima de 16 anos no mercado, avaliaram estilos de liderança e sua capacidade de dominar as demandas de um ambiente de trabalho mais complexo, digital e globalizado.

Como resultado da pesquisa, a liderança digital caracteriza-se pela visão para a transformação digital e modelos de negócios digitais, além de dar aos colaboradores flexibilidade para escolherem onde trabalham, conduzi-los efetivamente, mesmo à distância, e promover a participação nos processos de tomada de decisão.

“O conceito de ‘novo trabalho’ é um movimento causado pelos processos de mudança que começam na sociedade. Ele requer novas formas de liderança e colaboração, cujo objetivo final é criar uma nova compreensão da maneira como trabalhamos. Não existe ‘novo trabalho’ sem uma ‘nova cultura’”, afirmou.

Para Kienbaum, cinco fatores importantes estão diretamente ligados a este processo de mudança de cultura corporativa. São eles: diversidade, hospitalidade, agilidade, liderança e individualidade, sendo estes últimos os mais importantes para garantir o engajamento necessário do grupo nas mudanças.

Kienbaum destacou ainda que um dos resultados mais significativos da pesquisa é o interesse de grandes organizações em gerar engajamento em seus colaboradores com a mesma intensidade feita pelas startups. “As grandes corporações estão se questionando: como nós podemos trazer essa energia e essa sensação de posse para as nossas organizações?”, afirmou. Para ele, esta é uma tendência global, já que um dos principais desafios para que uma empresa se mantenha competitiva é aliar inovação a um comprometimento corporativo e sensação de posse por parte dos funcionários.

Neto do fundador, Fabian Kienbaum faz parte da terceira geração da família de empresários e usou sua própria experiência para exemplificar as mudanças de mindset no cenário empresarial. Em 2017, ele foi nomeado pela revista de negócios alemã Capital como um dos jovens de destaque “40 under 40” na categoria business e em janeiro de 2018 ele assumiu o posto de Chief Empowerment Officer da Kienbaum Consultants International.

Fundada por Gerhard Kienbaum há 74 anos, a Kienbaum foi a primeira consultoria da Alemanha e permanece como uma empresa familiar. Hoje, a irmã de Fabian e um de seus primos participam do Conselho Consultivo. O trio é responsável pela transformação digital da companhia.