Carnaval 4.0: Parceria com empresas alemãs levou tecnologia para o desfile da Rosas de Ouro

Tecnologias alemãs ganharam destaque no sambódromo do Anhembi durante o último fim de semana. O Carnaval 4.0 proposto pela Escola de Samba Rosas de Ouro atraiu os olhares do Grupo de Trabalho de CFOs da Câmara Alemã, que além de se apresentarem na avenida, auxiliaram compartilhando o conhecimento e tecnologias de suas empresas.

A Escola de Samba se apresentou na madrugada do dia 23 de fevereiro, abordando a temática “Tempos Modernos”, com foco na Indústria 4.0, um conceito alemão que representa a transformação a partir da tecnologia da forma como consumimos e nos relacionamos.

Entre os parceiros da escola, que auxiliaram com as suas tecnologias implementadas no mercado, estão as organizações associadas da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo: Mercedes-Benz, Dassault Systèmes e Eplan.

“Para a Mercedes-Benz é uma grande oportunidade participar do Carnaval 4.0. Somos a primeira empresa a fabricar caminhões e ônibus nesse conceito no Brasil, utilizando recursos como BigData, Analytics, Conectividade, entre tantos outros”, afirmou Mauricio Mazza, Diretor de Tecnologia da Informação da Mercedes-Benz do Brasil.

Apresentação da Rosas de Ouro na avenida

Durante sua apresentação na avenida, a Rosas de Ouro contou a história das grandes revoluções industriais, dando destaque a era do 4.0, e propôs um debate: “alertar a população que a gente tem que se atualizar. A gente precisa aproveitar os meios tecnológicos pra melhorar a vida de todo mundo”, como afirmou André Machado, carnavalesco da escola.

A apresentação contou com fantasias com chip e código de barra, robôs, passista virtual e carro em realidade aumentada em 3D. Esse cenário foi embalado pelo samba cantado sob o ponto de vista de um robô abandonado por uma criança que acha um livro sobre as revoluções industriais.