Câmara Brasil-Alemanha apoia institucionalmente o CONDEPE 2019

Foto: Divulgação Shutterstock

A Câmara Brasil-Alemanha (AHK-São Paulo) firma apoio institucional com o CONDEPE 2019. Em abril deste ano, acontecerá o 2° Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem (CONDEPE), no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com uma edição de lançamento de sucesso, no ano passado, foi apresentado o que há de mais inovador e atual na Enfermagem para os congressistas. O projeto tem como objetivo agregar e proporcionar, cada vez mais, que os profissionais compartilhem experiências entre si e tenham vivencias diversas e singulares.

A realização do 1° CONDEPE, em abril 2018, foi um marco a ser celebrado por todos os profissionais de Enfermagem do Brasil. Durante a ocasião, foi apresentado um fórum espetacular para reciclagem e desenvolvimento de competências, com programação de excelência, organizadores gabaritados e professores de notável saber.

Na primeira edição, 1.200 congressistas e mais de 100 palestrantes, entre enfermeiros, professores, acadêmicos, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes, vindos de mais de 23 estados brasileiros participaram do evento. Pode ser debatido questões fundamentais acerca da qualificação da prática diária, gestão profissional, terapia nutricional, enfermagem forense, violência, ética, genética e genoma, segurança do pacientes, entre diversas outras pautas.

Além disso, foram oferecidas oficinas aos participantes sobre paciente crítico, tecnologia, saúde pediátrica e infantil e ventilação mecânica. Durante o evento, foi apresentado os pilares essenciais para os processos do cuidado humanizado, tratando dos desafios, perspectivas e novos rumos da profissão no século XXI.

Sempre tendo em mente a missão de disseminar entre os profissionais da Enfermagem o que há de mais avançado e eficaz de conhecimento, o CONDEPE possibilitou um importante desenvolvimento à prática em Enfermagem. O Congresso tratou ainda do empoderamento desses profissionais com uma programação voltada à capacitação contínua e à assistência de qualidade aos cidadãos.

Em 2019, o CONDEPE acontecerá entre os dias 23 e 24 de abril e tem como tema central Tecnologia e os Desafios da Enfermagem Moderna. Em uma versão ainda maior e mais completa, o Congresso tem em seu cronograma palestras, oficinas, talk shows, simulações realísticas e workshops ministrados por mais de 70 palestrantes renomados na área da saúde e Enfermagem.

Para esse ano, a Comissão Científica do CONDEPE, que defini as temáticas exatas de cada palestra, está apostando em uma grade bastante atrativa e ousada que tem como um dos eixos a utilização de ferramentas tecnológicas atuais e efetivas. Entre os palestrantes já confirmados, há o professor, mestre e doutorando em Enfermagem na UFMG e membro da Associação Brasileira de Terapia Intensiva (ABENTI), Clayton Melo.

Clayton, que também faz parte do Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), será o responsável por ministrar a palestra Paciente Crítico – Monitoração e Ventilação Mecânica. Durante a palestra, um cenário especial será criado para a demonstração das tecnologias usadas na assistência ao paciente crítico em unidades de alta complexidade. Os recursos vão desde os minimamente invasivos até os de monitorização, ligados à ventilação mecânica e à oxigenação.

O tratamento e cuidados da Sepse – um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, mais conhecida como infecção generalizada – também receberá painel especial no 2° CONDEPE. O painel será abordado pela Coordenadora do Instituto Latino Americano de Sepse, Juliana Lubarino. Durante o debate, a especialista entrará em detalhes da doença que é considerada a principal geradora de custos no sistema de saúde do Brasil.

Outros temas inéditos, como a cosmecêutica – ciência e indústria de princípios ativos usados para a pele, unhas e cabelos que atuam no embelezamento, no cuidado e na qualidade de vida – receberão atenção especial. Com o intuito de trazer conhecimentos da área aos profissionais, a enfermeira especialista em Dermatologia, Mara Lúcia Gonçalves Diogo, ministrará a aula para que os congressistas possam atender de maneira eficiente demandas e necessidades de saúde da pele dos pacientes tanto na clínica quanto na estética. 

O Congresso que visa, entre tantas outras questões, o empoderamento do profissional de Enfermagem, contará com uma conferência magna sobre o tema com professor doutor Elias Knobel, Cardiologista responsável pela fundação da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein e Membro Honorário da European Society of Intensive Care Medicine.

Elias é referência no assunto e defende que nossa classe deve ser melhor reconhecida e enaltecida no Brasil. Ele debaterá o valor dos recursos humanos e a relevância de um profissional empoderado para uma assistência bem sintonizada em termos de multidisciplinaridade eficiente e de resolubilidade superior aos cidadãos.

O CONDEPE 2019 ainda oferece preços diferenciados para enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes, com a possibilidade de inscrição para um ou dois dias do evento.