Câmara apoia Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2018

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) anuncia as inscrições para o V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. A finalidade do prêmio, que conta com parceria institucional Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), também é estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana.

Para concorrer ao prêmio, podem se inscrever empresas públicas ou privadas de micro, pequeno, médio ou grande porte que possuam colaboradores com deficiência e empreendedores com deficiência. O prazo para a inscrição é o dia 15 de abril de 2018. A premiação é uma iniciativa da SEDPcD, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, com o apoio da consultoria iSocial. A cerimônia ocorrerá em agosto, na capital paulista.

A avaliação dos participantes terá quatro etapas: inscrição no site, preenchimento de questionário, seleção das empresas finalistas e classificação da comissão julgadora. As três melhores pontuações de cada categoria serão premiadas. Corporações e empreendedores passarão por processos de avaliação diferentes.

Os empreendedores com deficiência serão avaliados pela relevância e qualidade das informações prestadas, principais desafios superados e relativos à deficiência, tempo de implantação e viabilidade, impacto e alcance da empresa, potencial de replicação e principais resultados alcançados.

As corporações serão avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência e pela igualdade de oportunidades. Um dos aspectos mais importantes é o grau de sustentabilidade dos projetos. Entretanto, pontos como a disponibilidade de materiais e de acompanhamento psicológico para apoiar a inclusão social, a autonomia e a independência da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho também tem um papel importante no processo da avaliação. Por fim, o potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas será analisado.

As empresas participantes também poderão se inscrever para concorrer à segunda edição do Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, que contemplará empresas nacionais e internacionais. O evento será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no início de dezembro, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12). “Promover esta ação na sede da ONU é a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo”, destaca a secretária Linamara Rizzo Battistella.

As inscrições podem ser feitas por meio desse link

Foto: Shutterstock