Krones apresenta cervejaria autossuficiente em energia

Foto: Divulgação – Krones

A Cervejaria do Futuro tem como marca a autossuficiência de energia térmica e elétrica. Este é o princípio da Brewnomic, da Krones, uma cervejaria 100% sustentável. A cervejaria é abastecida por meio do aproveitamento dos materiais residuais decorrentes dos próprios processos de fabricação da bebida. O excedente energético pode ser, inclusive, comercializado.

O processo de fabricação de cerveja e de envase da bebida funciona por lotes, devido à grande variedade de tipos e à qualidade flutuante das matérias-primas.

A Brewnomic é uma cervejaria projetada para funcionar em regime de operação praticamente contínua. Para evitar picos elevados de consumo de energia, opera com lotes de menor capacidade e regime de produção quase ininterrupto.

A produção é planejada para ocorrer ao longo dos sete dias da semana com lotes menores, minimizando os picos de consumo energético, de forma a otimizar a estabilização do sistema de recuperação de energia, cujos combustíveis são os subprodutos gerados pelo processo de fabricação de cerveja. Desta forma, é possível instalar plantas de capacidades menores, que requerem menos energia.

Na sala de brassagem, o EquiTherm estabelece as bases para uma melhor recuperação da energia térmica. Outro fator essencial é o processo high gravity, pois propicia a redução da massa processada. O envase a quente da cerveja também abre novas possibilidades para recuperação de energia. Uma das vantagens agregadas a isto é que se minimiza a condensação das garrafas cheias.

Conceitos abrangentes de recuperação de energia, e o planejamento de produção suportado por software customizado para o processo cervejeiro completam o projeto. Através do reaproveitamento energético das diversas operações de troca térmica inerentes ao processo, a Brewnomic possibilita o emprego de energia secundária, sendo o vapor substituído por água quente.