Brasileiros concorrem em etapa final de concurso na Alemanha

Foto: DWIH / Divulgação.

O paraense Micael da Silva e o amazonense Victor Freitas vão representar o Brasil na etapa final do Falling Walls Lab (FWL) em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro de 2019. O concurso tem o objetivo de promover ideias transformadoras e conectar cientistas e empreendedores promissores de todos os campos em nível global.

Os dois finalistas vão apresentar projetos relacionados a alternativas sustentáveis, como um cimento de menor impacto ambiental e o reaproveitamento de moléculas encontradas em plantas para a produção de materiais biodegradáveis.

As etapas classificatórias do concurso, promovidos pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), aconteceram em Fortaleza (20/9), na Universidade Federal do Ceará (UFCE), e em Belo Horizonte (23/9), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O escolhido pelo júri como o vencedor do FWL Fortaleza foi Micael da Silva, graduando em engenharia civil do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que apresentou projeto voltado a reduzir as emissões de CO2 pela indústria do cimento. Ele propõe o uso do resíduo do processo de beneficiamento do caulim, uma argila branca formada essencialmente por materiais sílico-aluminosos. Esse produto é amplamente usado pelas indústrias de papel, de cerâmica e de pigmentos de tintas.

O amazonense Victor Freitas, professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, venceu o FWL Belo Horizonte propondo o aproveitamento da estrutura molecular da lignina, um composto existente nos caules e rizomas de plantas, como a cana-de-açúcar. A lignina é um tipo de polímero vegetal e pode ser usada na produção de materiais biodegradáveis, que vão desde medicamentos a peças de veículos, substituindo produtos oriundos do petróleo.

Além do concurso e da conferência, os vencedores brasileiros irão participar, na Alemanha, de um treinamento de pitch (apresentação rápida) e de atividades da campanha Research in Germany, do Ministério da Educação e Pesquisa, que deverá incluir a visita a centros de pesquisa e empreendedorismo em Berlim. Os dois ainda terão a chance de visitar uma instituição de pesquisa ou inovação de sua livre escolha em qualquer país da União Europeia, graças ao prêmio adicional da Euraxess Brazil.

O grande dia das apresentações será 8 de novembro, e as 100 apresentações serão divididas em três sessões ao longo do dia. O evento começa às 5 horas da manhã (horário de Brasília), termina às 14h30 e contará com transmissão ao vivo, disponível neste link. O evento contará também com prêmio do público, por meio de votação online (o link será ativado após a terceira sessão de apresentações).

Na primeira sessão, começando às 05h30, serão feitas 40 apresentações, inclusive a de Silva. A segunda sessão (às 08h45) contará com 30 apresentações, inclusive a de Freitas. A terceira sessão (às 11h) também conta com 30 apresentações. Clique aqui e veja a ordem de todos os candidatos.

Às 13h30, teremos o anúncio dos três vencedores do júri e do vencedor do prêmio do público, além dos vencedores dos concursos Falling Walls Engage e Falling Walls Venture, cujas etapas finais ocorrem simultaneamente ao Falling Walls Lab. No Venture, um concurso de startups, dentre as 25 concorrentes, há uma brasileira, a ZykaLab, spin-off da Universidade de Campinas (Unicamp).

No dia 9 de novembro, haverá a Falling Walls Conference, o evento que fecha o ciclo com chave de ouro. Estudiosos, ativistas, empreendedores e empresários estão entre os speakers desse megaevento que contará com ilustre plateia de 750 pessoas.

Mais informações em: www.falling-walls.com/lab.