Bosch orienta motoristas sobre cuidados na manutenção de item de segurança

Foto: Divulgação / Bosch.

O período de chuvas já começou nas últimas semanas e é importante redobrar os cuidados no trânsito e também na manutenção preventiva do veículo. Um dos itens de segurança que merece ainda mais atenção nesta temporada de verão são as palhetas.

É comum notar as más condições do item apenas quando é necessário usá-lo. O ideal é não esperar as chuvas para que todo o sistema seja verificado, a fim de evitar problemas, assegurar a melhor performance de limpeza do para-brisa, boa visibilidade e, consequentemente, menos imprevistos nas ruas e estradas.

Vale ressaltar que as mudanças de temperatura interferem na eficiência das palhetas, já que estão em constante exposição. O tempo seco e a maior incidência de raios UV afetam a composição da borracha e diminuem a vida útil do item. Além disso, outra situação que impacta na durabilidade do produto é usá-lo para remover insetos, pois a gordura presente neles atrelada à trepidação do carro abrevia a eficiência do item.

A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza do para-brisa e lâmina quebradiça, torta ou rasgada nas palhetas.