Bosch amplia seu posicionamento como uma empresa líder em IoT

Foto: Divulgação Bosch

Cada vez mais a Internet das Coisas (IoT) está transformando o nosso mundo. Na CES 2019, em Las Vegas, a Bosch apresenta o que já é realidade hoje. Desde um veículo conceito, que trará uma nova forma de mobilidade, além de refrigeradores conectados que alertam sobre o armazenamento de alimentos até cortadores de grama inteligentes – é grande o portfólio de soluções que a Bosch apresentará no maior evento de eletrônicos do mundo. “A Bosch reconheceu as grandes oportunidades de IoT desde o início. Estamos ativamente construindo o mundo conectado há aproximadamente dez anos”, diz Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch. “Hoje somos uma empresa líder em IoT. Gradativamente ampliamos nossa expertise em softwares e TI”. Usando sua própria nuvem de IoT, a empresa já tem mais de 270 projetos nas áreas de mobilidade, casas e cidades inteligentes e agricultura. O número de sensores e dispositivos conectados à plataforma Bosch IoT Suite cresceu aproximadamente 40% no último ano e agora totalizam 8.5 milhões.

Uma das chaves para o crescimento e de novas oportunidades de negócios em IoT é a inteligência artificial (IA). Esta também é uma área na qual a Bosch tem um papel decisivo na condução dos desenvolvimentos. “Seremos capazes de aproveitar todo o potencial de IoT se o combinarmos com IA e levarmos ambas as atividades adiante e em paralelo”, afirma Heyn. Em sua opinião, a relação entre as duas áreas é complementar: “IoT precisa de inteligência. O uso de coisas conectadas para coletar dados pode ser um impulso decisivo para o desenvolvimento da inteligência artificial. Apenas por meio da IA que as coisas conectadas se tornam inteligentes e aprendem a tirar suas próprias conclusões. Acima de tudo, nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas como, por exemplo, desenvolvendo soluções que proporcionem mais tempo, segurança, eficiência e comodidade”. Heyn cita ainda o sistema de detecção de fumaça baseada em vídeo: por meio da análise inteligente de imagens, câmeras de segurança podem identificar indícios de fogo dentro de poucos segundos, antes mesmo dos sensores detectarem fumaça e/ou calor. Nesse sentido, incêndios podem ser identificados consideravelmente mais cedo do que com os sistemas convencionais de alarme de incêndio ou fumaça. Minutos valiosos que podem salvar vidas.

Uma segunda chave para o sucesso na liderança em IoT é a parceria. Aqui a Bosch optou por um mix de novos e tradicionais parceiros. A aliança recente com a canadense Mojio já resultou na primeira plataforma IoT integrada para veículos conectados: em caso de acidente, um algoritmo Bosch identifica onde, quando ocorreu e o quão grave foi. Por meio da nuvem Mojio, os dados são enviados rapidamente para o centro de serviços de emergência da Bosch, que automaticamente contata os serviços de resgate. Ao mesmo tempo, uma mensagem é enviada para uma lista pré-determinada de pessoas. “Em parceria com a Mojio, estamos conectando veículos diretamente com a nuvem. Isso significa que serviços de resgate podem chegar até o local do acidente mais rapidamente”, afirma Mike Mansuetti, presidente da Bosch América do Norte. A partir do segundo semestre do próximo ano, os serviços de emergência IoT já estarão disponíveis para quase um milhão de condutores na América do Norte e Europa.