BMW lança programa de blindagem com certificação internacional

Foto: Divulgação / BMW.

A BMW traz para o Brasil o BMW Protection, programa de blindagem oficial da empresa, com testes e qualificações internacionais de qualidade. O programa é realizado em conjunto com a SBR Blindagens, parceiro selecionado por meio de um criterioso processo que considerou aspectos produtivos, regulatórios e de capacidade técnica. O BMW Protection respeita o nível de blindagem autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA) e é certificado pelo Beschussamt – órgão do governo alemão responsável pela regulação de armas, munições e tecnologia de segurança. Todo o processo também foi validado pela engenharia da BMW afim de garantir a segurança, qualidade e performance dos produtos. O programa estará disponível em um primeiro momento para todas as versões da geração atual do modelo BMW X3 lançado em 2018 e os clientes serão contemplados com três anos de garantia na blindagem.

A blindagem é oferecida com preço inicial a partir de R$ 79,9 mil em toda a rede autorizada da fabricante alemã no Brasil. O BMW X3 foi escolhido conforme pesquisa realizada junto aos consumidores da marca no País, justamente por se tratar do veículo mais requisitado para serviços de blindagem dentre toda a frota BMW circulante no Brasil.

“O BMW Protection segue o mesmo rigor de qualidade dos nossos veículos. A robustez dos testes aplicados somada à capacidade da marca de estar à frente ao ofertar o melhor da indústria, trazem a confiabilidade fundamental para um item de suma importância para a fabricante, que não abre mão de sua tecnologia e de entregar o prazer de dirigir”, afirma Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.

Com foco no cliente, a BMW disponibiliza duas opções para aquisição do programa. “O BMW Protection traz a vantagem de permitir escolhas ao cliente: ele pode optar por veículos já blindados, em breve no estoque na rede ou ainda escolher e personalizar seu modelo para então solicitar a blindagem. Isso individualiza o processo que é certificado por órgãos independentes da Alemanha”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW Brasil. “Ter no país uma fábrica com o padrão mundial do BMW Group, somada a um desenvolvido departamento de engenharia, nos permite atender aos clientes com total segurança”, reforça o executivo.

O processo de certificação da tecnologia da BMW está calcado no tripé durabilidade, eficácia do sistema e manutenção da garantia e é apoiado em um sistema de gestão ISO 9001 que garante a otimização e padronização de todo o processo produtivo da blindagem. O programa de blindagem da BMW é respaldado por testes balísticos robustos realizados em campos de provas específicos para esse fim. Os testes de durabilidade, qualidade, desempenho e segurança foram conduzidos pela engenharia da BMW do Brasil, com participação da SBR Blindagens e representantes do Beschussamt Ulm. Na ocasião, foram realizados centenas de disparos com munições .44 Magnum e 9mm.

Além dos testes de resistência balística, os veículos passaram por uma série de testes de qualidade, durabilidade e dinâmica, incluindo o de dirigibilidade em pista e vias urbanas. O BMW Protection emprega camadas (mantas) de aramida, aço balístico e polietileno, além da rastreabilidade e controle de todos os materiais pelo Exército, o projeto conta ainda com identificações a partir de um QR Code vinculado ao chassi do veículo. Os materiais usados incluem ainda vidros de 19mm, conferindo mais leveza à blindagem. O projeto também levou em conta o peso bruto dos veículos, conservando o puro prazer de dirigir presente nos modelos da marca. Não houve necessidade de intervenções no sistema de frenagem, uma vez que este já é desenvolvido para atuar em plena carga.