Bertelsmann será climaticamente neutra até 2030

Foto: Divulgação / Bertelsmann.

A Bertelsmann estabeleceu para si um objetivo ambiental ambicioso: até 2030, o grupo internacional de mídia, serviços e educação vai neutralizar suas emissões de carbono. Até lá, a Bertelsmann procura reduzir pela metade, em comparação a 2018, suas emissões de gases do efeito estufa gerados em suas unidades causados tanto pela mobilidade de seus colaboradores, quanto pela fabricação de produtos. Nesse ano, as emissões chegavam a um milhão de toneladas de CO2. As emissões restantes serão compensadas. A Bertelsmann também irá apoiar seus clientes a reduzirem emissões de gases relacionadas ao uso de seus produtos.

“Conservar o meio ambiente é parte de nossos valores, essenciais para a Bertelsmann. Com a nossa decisão de atingir a neutralidade climática até 2030, estamos nos responsabilizando na batalha contra a mudança climática e o aquecimento global. Nesse quesito, a Bertelsmann se tornou uma das 800 companhias no mundo inteiro a se juntar à Science Based Target Initiative. Essa iniciativa apoia companhias com o estabelecimento de metas climáticas cientificamente comprovadas”, disse Thomas Rabe, presidente e CEO da Bertelsmann.

As emissões geradas pelas unidades e pelos colaboradores da Bertelsmann serão reduzidas mundialmente por meio de uma série de medidas, como fazer com que 100% do uso de energia da companhia seja sustentável, instalar mais painéis solares, melhorando a eficiência energética e usando opções alternativas de transporte. Além disso, as emissões de gases dos fornecedores de produtos impressos e digitais serão reduzidas com ajuda de parceiros de negócio.

Dessa forma, a Bertelsmann eliminará mais de meio milhão de toneladas de emissões de CO2 até 2030 em comparação a 2018, montante que é mais do que a quantidade total que a companhia emitiu em suas instalações em todo o mundo em 2018. A Bertelsmann compensará as emissões restantes associadas ao seu próprio negócio e produtos por meio de projetos internos de proteção climática e pela compra de créditos de carbono.

Ao tornar-se climaticamente neutra até 2030, a Bertelsmann mantém suas décadas de compromisso com a proteção ambiental. Em 2003, a Bertelsmann lançou sua iniciativa ambiental em todo o grupo be.green e criou um grupo de trabalho internacional. A equipe de especialistas promove o desenvolvimento dos esforços ambientais da Bertelsmann. Desde 2009, o grupo publica regularmente as emissões de carbono e documenta seu progresso na redução.

As divisões internacionais da Bertelsmann operam em indústrias diferentes, portanto, cada uma possui suas próprias emissões. Sendo assim, cada uma irá tomar o caminho para a neutralidade climática em ritmos distintos.

“A Bertelsmann é uma companhia diversificada e isso reflete em nosso objetivo, porque a multiplicidade dos negócios da companhia significa que ela precisa de diferentes soluções sob medida. Em nosso planejamento, levamos em conta que algumas divisões de negócio irão alcançar o objetivo antes que outras. Algumas das primeiras unidades, como por exemplo, o Centro Corporativo em Gütersloh, irão atingir a neutralidade climática já neste ano, enquanto outras irão conseguir ao longo dos próximos. Em 2030, a Bertelsmann já terá atingido a neutralidade climática”, concluiu Rabe.