Bertelsmann conclui aquisição completa da Penguin Random House

Foto: Divulgação / Bertelsmann.

A Bertelsmann agora possui 100% das ações do maior grupo editorial do mundo, a Penguin Random House, com sede em Nova York. A empresa internacional de mídia, serviços e educação concluiu a aquisição da participação remanescente de 25% da co-acionista Pearson após receber todas as aprovações regulatórias necessárias. A Penguin Random House compreende cerca de 320 editoras em seis continentes, com mais de 15 mil novas publicações e mais de 600 milhões de livros vendidos por ano. Para a Bertelsmann, a transação, avaliada em aproximadamente US$ 675 milhões, é economicamente atrativa, já que a participação dos acionistas da Bertelsmann no lucro do grupo aumentará em mais de € 70 milhões por ano.

“A conclusão desta transação tem uma dimensão histórica para a Bertelsmann. 185 anos após a fundação da C. Bertelsmann Verlag pelo gráfico e encadernador Carl Bertelsmann, nossa empresa se tornará a única proprietária da incontestável líder global de mercado na publicação de livros”, disse Thomas Rabe, presidente e CEO da Bertelsmann e presidente do Conselho de Administração da Penguin Random House. “Temos orgulho da diversidade criativa, qualidade editorial e força comercial e empreendedora de nosso negócio de editorial, ao qual muitos dos mais populares autores de todo o mundo confiam seu trabalho literário”.

Thomas Rabe afirmou que a Bertelsmann pretende desenvolver a Penguin Random House a longo prazo e com continuidade. “Garantiremos que os nossos negócios em livros possam continuar a se expandir através de crescimento orgânico e aquisições no futuro, e continuar a ser um lar para os melhores talentos criativos do mundo. Livros em todos os formatos têm um futuro brilhante. Seu alto grau de relevância é particularmente evidente no presente momento em que estamos, durante a crise do coronavírus, quando muitas pessoas buscam conhecimento e entretenimento – e o encontram nos livros”.

A aquisição completa da Penguin Random House anunciada em dezembro de 2019 foi aprovada pela União Europeia por meio de um procedimento simplificado em meados de março e, posteriormente, também pelas autoridades da concorrência austríacas.

Com a conclusão da aquisição das ações, a Verlagsgruppe Random House, em alemão, também está sendo integrada à Penguin Random House. As 45 editoras do grupo de Munique já pertencem à Bertelsmann, reportando-se a Markus Dohle, CEO da Penguin Random House; agora eles fazem parte da família Penguin Random House. Sua independência de publicação permanece inalterada.

A renomada lista de autores da Penguin Random House inclui John Grisham, Dan Brown, Barack e Michelle Obama e Toni Morrison. No ano passado, 496 dos títulos do grupo editorial entraram nas listas de best-sellers do New York Times; mais de 80 autores da Penguin Random House receberam o Nobel.